Buscar

O q é Motilidade e esvaziamento do conteúdo gastrintestinal em ruminantes?

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia Gonçalves

Motilidade é a capacidade ou facilidade de algo se mover, neste caso, é o movimento do conteúdo alimentar ao longo do TGI em resposta às contrações musculares. O esvaziamento do conteúdo gastrointestinal é o processo fisiológico adaptado às condições digestivas e absortivas com a finalidade de transferir o conteúdo alimentar pelo TGI. Começa pela atuação do estômago, que é regulado por reflexos provenientes do intestino delgado, mais especificamente pelo duodeno e ocorre em todo o TGI até finalizar com o ato de defecação do animal.
1
Dislike0
User badge image

Julia

A motilidade é a capacidade de um órgão de executar movimentos autônomos. Um exemplo é a motilidade intestinal - a capacidade dos intestinos de realizarem movimentos peristálticos para expelir do organismo o bolo fecal.
 

Entre uma alimentação e outra pode sobrar no estômago material não digerido (> 2mm) que deve ser eliminado. Para isso ocorre relaxamento do piloro associado às fortes contrações que empurram o material não digerido para o duodeno. Esse processo ocorre com intervalos aproximados de 1 hora durante o período em que o estômago está vazio. Em herbívoros, que comem constantemente, esse processo se dá mesmo na presença de alimento no estômago.
Depois de passar pelo estomago, o alimento chega ao intestino delgado que apresenta motilidade em duas fases distintas: uma durante o período digestivo, após a ingestão do alimento, e outra durante o período interdigestivo, quando pouco alimento está presente no intestino. 

Na fase digestiva, ocorrem dois padrões de motilidade primária: o propulsivo e não propulsivo. 
O padrão não propulsivo é conhecido como segmentação. A segmentação resulta de fortes contrações localizadas de 2 a 4 cm dividindo (segmentando) o intestino delgado em segmentos constritos e dilatados. Depois de alguns segundos as regiões constritas relaxam e novas áreas se constringem. Esse padrão tem por finalidade a mistura do bolo alimentar com sucos digestivos e aumento do contato com a superfície da mucosa absortiva e não promover o trânsito do alimento.

Durante a fase digestiva o padrão propulsivo consiste em movimentos peristálticos por curtos segmentos digestivos e depois cessam. Durante o período interdigestivo, o padrão propulsivo caracteriza-se por fortes ondas peristálticas partindo do duodeno e vão, algumas vezes, até o íleo.

O próximo passo do alimento é passar para o Intestino Grosso que está dividido em cólon transverso, ascendente e descendente: O cólon atua na absorção de água e eletrólitos, na estocagem de fezes e na fermentação de matéria orgânica. O principal determinante do tamanho do cólon é a importância da fermentação colônica para as necessidades energéticas do animal. 

O cólon possui atividade de retropropulsão e propulsão. A propulsão está relacionada ao caminho normal do alimento e a retropropulsão está relacionada à mistura e fermentação da matéria orgânica que escapa da digestão no intestino delgado. 

A atividade do cólon varia entre as espécies. Espécies como o cavalo e o coelho, que fazem amplo uso dos produtos de fermentação para necessidades nutricionais, possuem um cólon complexo (semelhante ao rúmen). Outras espécies como o cão e o gato, não contam com produtos de fermentação e possuem cólon relativamente simples.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais