Buscar

Explique a zona de relacionamento proximal:

💡 6 Respostas

User badge image

Isabelle Tavares

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito elaborado por Vigotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro (uma criança mais velha). É a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis. A Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão, presentemente, em estado embrionário.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A zona de relacionamento proximal se configura em um conceito desenvolvido no âmbito da psicologia e é aplicado principalmente quando estamos buscando entender a psicologia da educação e como o ser humano constrói conhecimento a partir do aprendizado.

O criador do conceito de zona de relacionamento proximal foi Lev Vigotsky, um psicológo muito importante nesta área. O que ele entendia por essa zona é que existe um vão entre o que uma criança está efetivamente aprendendo, o que é determinado pela sua capacidade de lidar e resolver certos problemas, e o que está criança potencialmente poderia estar aprendendo e como ela poderia estar se desenvolvendo, o que determinado pelo quanto esta criança poderia estar aprendendo e se desenvolvendo ao resolver este mesmo problema caso estivesse acompanhando por alguém já desenvolvido. Assim, esta zona de relacionamento proximal consegue definir como uma criança pode ser ajuda e o que ela poderia desenvolver melhor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais