Buscar

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
 De acordo com a teoria de aprendizagem de Vygotsky, as pessoas aprendem sendo guiadas por alguém que tenha mais conhecimentos e habilidades
 Segundo ele a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a distância entre a zona de desenvolvimento real (quando se resolve o problema de forma individual) e a zona de desenvolvimento potencial (quando se resolve o problema com ajuda).
 Para entender o (ZDP) é necessário entender outros dois conceitos:
Nível de desenvolvimento real (NDR) – Habilidade próprias que um indivíduo possui e utiliza para realizar com sucesso determinadas tarefas/atividades, sem precisar da ajuda de um mentor.
Nível de desenvolvimento potencial (NDP) – É quando a solução acontece sob a orientação de uma pessoa com mais habilidade/experiência em determinada tarefa.
 Existem pelo menos 3 fatores essenciais e críticos para esse processo de aprendizagem.
1- A presença de alguém com o conhecimento e as habilidades necessárias para orientar o aluno ou quem estar em processo de aprendizagem.
2- Interações sociais que permitem ao aluno observar e praticar suas habilidades.
3- Os andaimes – ou atividades de apoio – fornecidas por um professor, nos quais ajudam a orientar o aluno através da zona de desenvolvimento proximal. 
 Os andaimes auxiliam as crianças quando estão na zona de desenvolvimento proximal dando assistência e as ferramentas necessárias para que as mesmas possam ter sucesso na realização de novas habilidades. Essas atividades/ferramentas são conhecidas como andaimes, pois são apoios para a aprendizagem.
 O andaime não é um conceito introduzido diretamente pelo Vygotsky, mas por outros pesquisadores que adicionaram alguns elementos às teorias dele.

Continue navegando