Buscar

Qual a importância do carboidrato na membrana plasmática? qual sua função no mosaico fluido?

💡 4 Respostas

User badge image

Maria Eduarda

Não sei
0
Dislike0
User badge image

Lay

Os carboidratos presentes na membrana biológica são os glicolipídeos e as glicoproteínas que atuam no reconhecimento celular e como receptor de sinais químicos. O glicocálix, por exemplo, faz reconhecimento celular e ainda atua na coesão intercelular o que faz com que as células fiquem unidas e não se soltem.
O masaico fluído se dá pelo movimento das caudas dos fosfolipideos de membrana e as proteínas por presença do colesterol que é quem garante essa fluidez, esse movimento fica semelhante à um mosaico e por isso esta denominação de mosaico fluído. Esse movimento ocorre sem que as células se desconectem uma das outras por conta do glicocalix.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Formado principalmente por lipídios , principalmente fosfolipídios, também é chamado de "dupla camada fosfolipídica" ou "bicamada fosfolipídica". No componente lipídico, proteínas e uma pequena porcentagem de glicídeos são colocadas, com importantes funções fisiológicas, na forma de glicoproteínas e glicolipídios e de moléculas de colesterol que o estabilizam.

Os carboidratos sao as principais formas biológicas de armazenamento e consumo de energia; a celulose preenche uma parte com a função estrutural da parededas células vegetais, enquanto a quitina é o principal constituinte do exoesqueleto dos artrópodes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais