Buscar

QUAIS AS PRINCIPAIS ZONAS DO BASQUETE ?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel silva

As defesas por zona são caracterizadas: pelos defensores sendo responsáveis por determinadas áreas da quadra de defesa. A defesa por zona atua no erro do adversário, enquanto a individual, o faz errar. As maiores vantagens de se marcar por zona são:

1- Menor desgaste físico.
2-Impedir penetrações, devida a proximidade entre os defensores.
3-Posicionamento para o rebote defensivo pré-estabelecido.
4-Estar com o contra-ataque no “gatilho”, esperando o rebote.

A grande desvantagem é :

Seja qual for o posicionamento da zona (2-3, 2-1-2, 3-2, 1-2-2, 1-3-1,1-1-3, etc…) Sempre irão existir pontos vulneráveis.

Existe uma “regra matemática” básica para se atacar contra defesa zona: “ Defesa par? Ataque ímpar! Defesa ímpar? Ataque par! ” Esta “regra” significa simplesmente, colocar mais atacantes nas áreas vulneráveis e menos nas áreas  de maior concentração de defensores, com isso se “abre” a defesa ou terá um arremesso sem marcação. Esse é o duelo!

A defesa por zona, tenta fechar os espaços para penetrações, mas fica vulnerável aos arremessos do perímetro. Cabe ao ataque acertar esses arremessos ou cair na grande armadilha que é a defesa por zona.

Infelizmente a zona tende a ser passiva. Não deveria (principalmente na base). Como na base, poucos atletas têm precisão nos arremessos (pensar na mecânica, com o tempo, ficarão precisos), alguns técnicos usam a zona passiva, estática, somente esperando erros de arremessos em uma acomodação segura, porém covarde. Podem até conseguir vitórias e títulos, mas não FORMAM JOGADORES para atuar em alto nível.

Deixo essa mensagem aos técnicos de base: Ensinem os FUNDAMENTOS DE DEFESA, ensinem a marcar! Zona também, porém, A-GRES-SI-VA!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O basquetebol foi criado no ano de 1891 por James Naismith nos Estados Unidos. Ele lecionava Educação Física na na Associação Cristã de Moços de Springfield. O basquetebol foi introduzido ao Brasil no ano de 1896 quando o professor do Mackenzie College, Augusto Shaw, trouxe uma bola de basquetebol ao voltar dos Estados Unidos e incitou seus alunos a praticarem tal modalidade esportiva. A primeira partida oficial foi disputada no dia 20/01/1892, porém a formalização das regras ocorreu apenas em 1894, através do trabalho da União Atlética Amadora.

O basquetebol é disputado por duas equipes com cinco jogadores titulares cada e cinco suplentes (reserva). O objetivo deles é disputar a bola e passar a mesma dentro da cesta adversária e impedir que a bola seja passada em seu próprio cesto.

A figura abaixo apresenta as principais zonas do basquete.

\
Zonas do basquete. Fonte: Cola da Web. Acesso 14 out. 2019

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais