Buscar

Como podemos classificar as células em biologia?

💡 2 Respostas

User badge image

Josiane Fagundes

As células se classificam basicamente em dois grandes grupos:

Procariontes: bactérias e arqueobactérias;

Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

Em procarioentes, que abranges as algas azuis, archeas e bactérias, possuem parede celular rígida formada por lipopolissacarídeos, membrana plasmática, o material genético encontra-se disperso no citoplasma, não possuem organelas responsáveis pela produção de energia, sendo essa produzida por uma invaginação da membrana, ribossomos dispersos no citoplasma e um material genético circular, chamado plasmídeo, que pode ser trocado pela conjugação ou adquirido do meio. Esse plasmídeo é a porção celular que pode vir a conferir resistência a uma bactéria, que pode ser ambiental ou a antibiótico. 

Eucariontes, são células que possuem seu material genético separado do citoplasma por uma membrana, denominada carioteca ou membrana nuclear, possuem organelas celulares tais como as mitocôndrias e cloroplastos (no caso das células vegetais) responsáveis pela produção de energia para a célula e na fixação do carbono atmosférico no caso dos cloroplastos, o retículo endoplasmático que é responsável pela síntese de proteínas e lipídios, que quando possui ribossomos aderidos a ele é denominado rugoso e quando não é denominado liso. Complexo de golgi responsável pela finalização, adição de porções glicídicas e pelo endereçamento do que é sintetizado pelo retículo endoplasmático. Lisossomos responsáveis pela digestão. O citoesqueleto responsável pelo formato da célula, pois elas não possuem parede rígida. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais