Buscar

Currículo e Conhecimento Escolar

Em setembro de 2018 foi realizado o 3º. Encontro do Grupo de Trabalho de Formação Continuada de Professores (a) do CONSED (Conselho Nacional dos Secretários de Educação). A finalidade do CONSED é promover a integração das redes estaduais de educação e intensificar a participação dos estados nos processos decisórios das políticas nacionais, além de promover o regime de colaboração entre as unidades federativas para o desenvolvimento da escola pública.

Podemos notar que na imagem acima, painel coletivo construído pelos (a) participantes, o tema central é “A escola como lócus de formação continuada”.

De acordo com Imbernón (2004) são 5 pilares importantes para a formação permanente do (a) professor (a):

1. Aprender continuamente de forma colaborativa, participativa, isto é, analisar, experimentar, avaliar, modificar etc. juntamente com outros colegas ou membros da comunidade.

2. Ligar os conhecimentos derivados da socialização comum com novas informações em um processo coerente de formação (adequação das modalidades à finalidade formativa) para rejeitar ou aceitar os conhecimentos em função do contexto.

3. Aprender mediante a reflexão individual e coletiva e mediante a resolução de situações problemáticas da prática. Ou seja, partir da prática do professor, realizar um processo de prática teórica.

4. Aprender em um ambiente formativo de colaboração e interação social: compartilhar problemas, fracassos e sucessos com os colegas.

5. Elaborar projetos de trabalho conjunto e vinculá-los à formação, mediante estratégias de pesquisa-ação.

Desta forma podemos afirmar que:

Escolha uma opção:
a. A promoção de formações centrada na escola e suas necessidades, como uma alternativa de formação permanente do professor, transformando a instituição educacional em lugar de formação prioritário em relação a outras ações formativas
b. O (a) professor (a) e a instituição educativa a que pertencer o (a) professor (a) deve conferir centralidade à formação permanente, cabendo somente aos gestores a escolha das necessidades formativas da sua comunidade escolar.
c. A garantia da formação complementar e suplementar deve sempre ser exclusivamente do profissional.
d. A avaliação não é um processo contínuo, pois deve apresentar início, meio e fim, focando especialmente nos resultados obtidos nas avaliações escritas.
e. Os cinco pilares ressaltam a importância da pesquisa, da baixa interação entre pares, de práticas individualistas e de resolução de situações presente somente na literatura acadêmica indicada como referência para a prática pedagógica.

💡 3 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais