Buscar

Resumo completo do livro a culpa é das estrelas. Me ajudem por favor!

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Felipe

Hazel foi diagnosticada paciente terminal aos 13 anos quando seu câncer sofreu metástase "se espalhou" no pulmão o que a leva a andar sempre com um tubo de oxigênio e devido a uma medicação, a sua sobrevida se prolongou, está com 16 anos agora , adora ler e tem como Bíblia o livro "Uma aflição Imperial" de Peter Van Houten e ela tem um desejo enorme de saber o que aconteceu com os personagens depois do final do livro. Mas isso é uma outra história que no desenrolar dessa só me deixou com a convicção de que tem pessoas que carrega o câncer na alma.
Augustus Waters um ano mais velho que Hazel já sem recidiva do câncer ósseo há mais de um ano, Hazel ao vê-lo pela primeira vez no Grupo de Apoio do qual ela participava para ajudar diminuir os"efeitos colaterais" do câncer . Era importante para sua mãe que ela fizesse amigos.
Ao ver aqueles olhos azuis que não paravam de olhá-la teve sensações jamais sentidas antes.
Gus tinha pose de cafajeste, vivia com um cigarro na boca , era divertido, determinado, de alma era sem igual , seu maior medo era de ser esquecido. Se tornou o melhor amigo de Hazel e também seu grande amor.Ele tinha ido ao Grupo com seu melhor amigo Isaac.
O câncer de Isaac era nos olhos , enxergava pouco e usava óculos que deixavam seus olhos maiores que o rosto, um garoto divertido e com os hormônios a flor da pele, tinha uma namorada chamava-se Mônica.
Essa três "pessoinhas"formam um universo singular, tratam de sua doença com ironia , sarcasmo e escárnio em bom humor negro! Não são deprimentes, não fazem dramas e sabem utilizar seus "privilégios" que o câncer lhes concedera.
No entanto é nas entrelinhas que sentimos a dor , frustração, sofrimentos deles , o que me levou de um riso a lágrimas impossíveis de conter. A Hazel me lembra Anne Frank na forma de descrever seus sentimentos e situações.
A Culpa é das Estrelas é envolvente, emocionante , tem uma abordagem diferente em relação ao câncer e mesmo se tratando de um assunto triste, é prazeroso e de rápida leitura que é facilitada pela boa diagramação e diálogo entre os personagens.
Esse é o primeiro livro que leio de John Green, gostei muito da forma que ele abordou o tema sob um ponto vista realista , porém sem chocar o leitor , mas sim deixando entrever os sofrimentos causados pela doença sob outra perspectiva, o que fez brilhantemente ao interagir os personagens principais com os personagens menores.
Tem uma cena do Gus em uma determinada situação que me marcou muito, quando ele diz, não exatamente com essas palavras, é mais ou menos assim:" Eu não posso nem sentir raiva do câncer porque o que ele quer é viver, eu não posso lutar contra mim mesmo, o câncer sou eu agora!" Eu não fiquei com pena, é fato, é cruel, dolorido, mas real.(não tive como segurar as lágrimas).
E uma da Hazel quando ela com muita dor por não respirar a enfermeira pra saber a quantidade de medicação a administrar, lhe pergunta :
- Na escala de 0 a 10 como avalia sua dor?
Ela então mostra 9 dedos. E foi assim que a enfermeira descobriu quanto ela forte e valente.
Bom pessoal é isso, vale apena ler!
Bjs e boa leitura!
PS: estrela quer dizer destino... Leiam Shakespeare rs

3
Dislike0
User badge image

Viviane Jesus

Já encontrou o resumo??
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais