Buscar

Explique com suas palavras as seguintes políticas econômicas e seus efeitos sobre a Renda, Taxa de Juros e Nível de Preços:

a) Política Monetária Expansionista 

b) Política Monetária Contracionista 

c) Política Fiscal Expansionista 

d) Política Fiscal Contracionista

💡 1 Resposta

User badge image

Gustavo Vasconcelos Bispo

a) Uma política Monetária Expansionista é uma ação por meio da qual o governo expande a base monetária, ou seja, a quantidade de dinheiro a circular na economia.
Um aumento dessa base monetária acarretará um aumento da renda, impulsionada pela grande quantidade de capital circulando. Pelo mesmo motivo (grande disponibilidade de moeda) a taxa de juros tende a diminuir (pela lei da oferta e da demanda, como há grande quantidade de dinheiro disponível, os tomadores não buscarão empréstimos aos juros anteriores, o que diminuirá a taxa de juros), enquanto o nível de preços tende a se elevar, já que há mais capital circulando, as pessoas tendem a querer se apropriar de maiores quantias, seja por meio do salário, aluguel, lucro...

b) Política Monetária Contracionista: Como inverso da política monetária expansionista, a contracionista ocorre quando o governo, por meio de operações de open market, aumento do volume de compulsórios ou aumento na taxa de redesconto, reduz a quantidade de moeda em circulação em determinada economia.
Com essa redução de capital, a renda sofrerá diminuição, já que a atividade econômica é desestimulada pela falta de investimentos.
Com a moeda mais escassa, os agentes fornecedores de crédito exigirão taxas mais altas de juros para conceder empréstimos, o que elevará a taxa de juros.
Com a diminuição da atividade econômica, haverá redução no nível de preços.

c) Política Fiscal Expansionista: Esse tipo de política fiscal consiste na interferência do governo na atividade econômica visando expandí-la, seja pelo aumento dos gastos de governo, seja pela renúncia fiscal. Assim, o governo estimula a atividade econômica, pelo lado do gasto de governo, de forma que a Renda aumenta, já que o consumo aumenta.
A taxa de juros, por sua vez, aumenta também, já que a renda aumentou, dado o estímulo do consumo, sem haver, no entanto, expansão da base monetária. Assim, com o aquecimento da economia, os bancos tem menor volume de moeda em caixa, para emprestar, o que eleva a taxa de juros.
O nível de preços se eleva com o aumento da atividade produtiva e da renda.

 

d) Política Fiscal Contracionista: De forma contrária à política fiscal expansionista, o governo contrai seus gastos ou aumenta a arrecadação de impostos para equilibrar as contas públicas. Assim, é esperado que a atividade econômica se contraia, de forma análoga, já que a renda é afetada pela variação negativa nos gastos de governo.
A taxa de juros cairá, como ocorre no momento no Brasil, já que concedentes de empréstimos estão com dinheiro disponível, mas há pouco estímulo ao investimento.
E o nível de preços tende a cair, já que a atividade econômica está pouco aquecida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais