Buscar

Comece com a leitura do trecho do artigo Diferenças culturais

Comece com a leitura do trecho do artigo Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos:
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.

“A presença de grupos socioculturais diversos nos cenários públicos, tanto no âmbito internacional como no Brasil, tem provocado tensões, conflitos, diálogos e negociações orientadas à construção de políticas públicas que focalizem estas questões. Em cada contexto esta problemática adquire uma configuração específica, articulada com as diversas construções históricas e político-culturais de cada realidade.

A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais, assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural.

Diferentes manifestações de preconceito, discriminação, diversas formas de violência – física, simbólica, bullying –, homofobia, intolerância religiosa, estereótipos de gênero, exclusão de pessoas deficientes, entre outras, estão presentes na nossa sociedade, assim como no cotidiano das escolas. A consciência desta realidade é cada vez mais forte entre educadores e educadoras. Como afirmou um professor numa das pesquisas que realizamos recentemente, "as diferenças estão bombando na escola".

Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:

I – As diferenças étnicas, de gênero, orientação religiosa e sexual são algumas das realidades da sociedade que podem ser consideradas de formas diferentes na cultura de cada organização.

II – As manifestações de preconceito estão presentes em toda a sociedade, este é um problema cultural geral e a cultura organizacional escolar apenas deve aceitar e incorporar.

III – A rejeição pelo grupo de alunos com determinadas marcas identitárias pode ser reduzida a partir do posicionamento da Organização Escolar por meio da apresentação de valores e normas.

💡 8 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Cada organização social apresenta uma maneira diferente de enxergar as diferenças que existem entre as pessoas, seja ela de etnia, de cor, de preferência religiosa ou opção sexual, de maneira que em alguns países é considerado crime ser homossexual, por exemplo. As manifestações de preconceito estão presentes no mundo inteiro, inclusive dentro das escolas, entretanto esse fato não deve ser considerado natural, de maneira alguma, devendo ser combatido ao máximo.

Através de um posicionamento da instituição escolar, inserindo valores e normas que visem combater o preconceito de qualquer forma, a rejeição de determinados grupos de pessoas pode ser reduzido.

Dessa forma, as afirmativas I e III são verdadeiras e a afirmativa II é incorreta.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais