Buscar

Segundo José Murilo de Carvalho, "a principal característica da independência brasileira foi a negociação entre a elite nacional, a coroa portuguesa

Segundo José Murilo de Carvalho, "a principal característica da independência brasileira foi a negociação entre a elite nacional, a coroa portuguesa e a Inglaterra."

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Desta forma, em comparação com os demais países da América Latina, é INCORRETO dizer que:

Escolha uma:

a. no Brasil, o processo de independência foi relativamente pacífico, com conflitos militares isolados, como no Maranhão e na Bahia. 

b. na América hispânica, houve a formação de grandes exércitos e a ascensão de figuras emblemáticas de "libertadores" como Simon Bolívar e Sucre.

c. um ponto comum no processo de independência da América Espanhola e do Brasil envolve a questão do trabalho, ou seja, em ambos, o processo levou à abolição da escravidão indígena e africana.

d. enquanto no Brasil foi instituída uma monarquia constitucional e mantida a unidade territorial, na América Hispânica o movimento de independência, em geral, resultou na criação de diversas repúblicas.

e. a Inglaterra, direta ou indiretamente, apoiou o movimento de Independência do Brasil e do restante da América Latina e também a formação do exército de libertação de Bolívar.

 

💡 10 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A alternativa a está correta. Como o processo de indepedência partiu da nobreza e das classes mais altas, não houve muitos conflitos.

A alternativa b está correta. Na parte da América do Sul que foi colonizada pela Espanha houveram figuras que centralizam os ideais de independência.

A alternativa c está incorreta. A indepedência do Barsil não levou à abolição, pelo contrário, a abolição só ocorreu muitas décadas depois da independência.

A alternativa d está correta. Com o movimento de indepedência da América Hispânica muitas repúblicas foram criadas.

A alternativa e está correta. A Inglaterra apoiava os movimentos de indepedência surgidos na América do Sul porque tinha interesse econômico na abertura de novos mercados consumidores.

Portanto, a sentença incorreta está na alternativa c.

1
Dislike0
User badge image

Simone Souza

Fffgft
0
Dislike0
User badge image

noeme vieira

 um ponto comum no processo de independência da América Espanhola e do Brasil envolve a questão do trabalho, ou seja, em ambos, o processo levou à abolição da escravidão indígena e africana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais