Buscar

direito empresarial e tributario

João da Silva, trabalhador assalariado, com vínculo empregatício, decide ler pela primeira vez o seu contracheque. Verifica que, além do desconto da pensão alimentícia que paga ao filho de seu primeiro casamento, tem descontados valores a título de imposto sobre a renda (retido na fonte) e contribuição devida ao INSS. Curioso, ouviu falar que em matéria tributária é vedado que uma situação seja tributada mais de uma vez. É possível esclarecer a este contribuinte que:
 
    As retenções feitas são indevidas e terá direito à restituição de todo valor já recolhido nos últimos 5 (cinco) anos.
    A hipótese trata de bitributação expressamente consentida pela Constituição e regula a competência para instituir impostos e contribuições.
    O contribuinte está perfeitamente correto, já que a competência é privativa, nunca se admitindo bis in idem ou bitributação.
    As retenções feitas são devidas, já que a competência para instituir os tributos em questão é de pessoas distintas (União para o Imposto de Renda e INSS para a contribuição previdenciária)
    O Supremo Tribunal Federal só entende que há bis in idem quando seja tributado o mesmo fato gerador pelo mesmo tributo (que tenha idêntica hipótese de incidência e destinação ou vinculação se for o caso).

💡 1 Resposta

User badge image

Magah Anjos

O Supremo Tribunal Federal só entende que há bis in idem quando seja tributado o mesmo fato gerador

pelo mesmo tributo (que tenha idêntica hipótese de incidência e destinação ou vinculação se for o

caso).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais