Buscar

Como ocorre a biotransformação de farmacos ?

💡 3 Respostas

User badge image

Alexandre Marques

Da um google
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Organismos como enzimas, bactérias e fungos desempenham um papel crucial na conversão de compostos orgânicos em diferentes produtos. Este processo de transformação é denominado como biotransformação. No caso dos fármacos, a maior parte dos processos da biotransformação são catalisados por enzimas. A biotransformação de fármacos com diferentes porções estruturais resulta em diferentes estruturas metabólicas.

Em geral, as reações de biotransformação são divididas em duas grandes categorias de reações: "fase I" e "fase II". Reações de fase I são reações de funcionalização que introduzem porções químicas polares ao fármaco, ou seja, acabam inserindo novos grupos funcionais polares. As reações da fase I são mediadas por enzimas. Nas reações da fase II, pequenas moléculas polares (por exemplo, ácido glucurônico e sulfato) se conjugam com os grupos funcionais formados durante as reações da fase I. As reações de fase II são catalisadas por enzimas hidrolíticas.

0
Dislike0
User badge image

Alexandre Carlos

Não sei
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais