Buscar

COMO FAZER UM FIXAMENTO

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Souza

1 – Grifar trechos importantes

Depois de ler um artigo ou um livro, o autor do TCC pode marcar os conteúdos que considerar mais importante e que serão usados no desenvolvimento do trabalho.

Vale ressaltar que é fundamental selecionar bem as principais informações do texto ou livro, para que possa achá-las com mais facilidade na hora de procurá-las para desenvolver o trabalho.

Grife os parágrafos mais importantes.

2 – Escolha as melhores citações

As citações são importantes no desenvolvimento de um TCC.

Então, assim que identificar um conteúdo relevante para incluir no desenvolvimento do trabalho, separe-o através do fichamento.

Assim, você terá mais organização e facilidade para transcrever a citação, incluindo-a no trabalho.

Também não se esqueça de indicar de onde saiu a citação, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), como: autor do artigo, título, número da página do livro, entre outros dados.

 

3 – Escolha uma estrutura para o fichamento

Aqui também temos uma dica importante de como fazer fichamento de textos.

Para maior organização do método, escolha uma estrutura para produzir o seu fichamento, desde seu início da monografia até sua conclusão.

A estrutura do fichamento deve ser feita de acordo com o objetivo dele.

Em geral, existem 3 maneiras se fazer o fechamento do material consultado e estudado.

Veja a seguir:

  • Fichamento bibliográfico: esse fichamento aborda os principais assuntos de uma obra toda – é como se fosse um resumo comentado.
  • Fichamento de conteúdos: é uma síntese de um artigo, texto ou livro. O autor deve aqui interpretar as ideias dos conteúdos e reescrevê-las ao seu modo.
  • Fichamento de citações: aqui o autor deve fazer a transcrição exata das frases de um autor da obra. Ao fazer esse fichamento, o autor do TCC separa algumas frases importantes para serem colocadas no desenvolvimento do trabalho.
1
Dislike0
User badge image

Yan Pereira

Reúne os elementos relevantes do texto. Este tipo de fichamento consiste basicamente em transcrever trechos dos textos a que se refere, copiando citações importantes, e ligando-os a um breve resumo ou o registro da interpretação do texto feita pelo leitor.24 de out de 2016


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais