Buscar

Explique como ocorre a ventilação pulmonar.

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz :D

A ventilação pulmonar é a renovação do ar da via condutora de ar para os pulmões e do ar do espaço alveolar que ocorre durante a inspiração e expiração pulmonar. A via condutora de ar e o espaço alveolar forma a via condutora-alveolar.

A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, é dada pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, promovendo o aumento da caixa torácica, com consequente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.

A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, é dada pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma se eleva e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com consequente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.


0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A ventilação pulmonar, ou respiração, troca gases entre o ar externo e os alvéolos dos pulmões. A ventilação, de natureza mecânica, depende de uma diferença entre a pressão atmosférica do ar e a pressão nos alvéolos. Quando expandimos os pulmões para inalar, aumentamos o volume interno e reduzimos a pressão interna.

A expansão pulmonar é provocada por dois músculos importantes, o diafragma e os músculos intercostais. O diafragma é uma folha de músculo em forma de cúpula, localizada abaixo dos pulmões, que separa as cavidades torácica e abdominal. A cúpula é achatada e o tamanho da cavidade torácica aumenta, diminuindo a pressão sobre os pulmões.

Quando os músculos intercostais, localizados entre as costelas, se contraem, as costelas se movem para cima e para fora. Sua ação também aumenta o tamanho da cavidade torácica e diminui a pressão nos pulmões. Ao contrair, o diafragma e os músculos intercostais reduzem a pressão interna em relação à pressão atmosférica . Como consequência, o ar corre para os pulmões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais