Buscar

. Descreva as junções célula-matriz, citando suas funções, proteínas envolvidas filamentos do citoesqueleto envolvidos

💡 2 Respostas

User badge image

Jordana Heleodoro

Uma junção celular (ou ponte intracelular) é um tipo de estrutura que existe dentro do tecido de alguns organismos multicelulares, como os animais. As junções celulares consistem de complexos multiproteícos, que proporcionam o contacto entre as células vizinhas, ou entre uma célula e a matriz extracelular.

O citoesqueleto é uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos. São eles: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos. O citoesqueleto é formado basicamente por duas proteínas: actina e tubulina.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As junções celulares ou junções, como são chamados, são pontos de contato entre as membranas plasmáticas das células ou entre as células e matriz extracelular. A maioria das células epiteliais e algumas células musculares e nervosas estão intimamente associadas em unidades funcionais.

Junções ocludentes: eles são um tipo de rede de proteínas transmembranares que forma pontos de adesão entre células e células, cruciais para manter a diferença nas concentrações de pequenas moléculas hidrofóbicas ao longo das camadas do epitélio.

Junções de adesão: eles se juntam à membrana plasmática adjacente. Eles contêm uma placa formada por uma camada densa de glicoproteínas transmembranares (caderina) e microfilamentos (ou filamentos de actina) do citoesqueleto, formando grandes áreas chamadas cintas de adesão.

Desmossomos: eles são um tipo de junções focais (como pontos de solda). Como junções de adesão, contém uma placa transmembrana (caderina) e glicoproteínas que se estendem para o espaço intercelular. Esta placa é anexada, acima, a filamentos intermediários de queratina. Contribui para a estabilidade quando estão sob pressão e quando se separam na contração de células e tecidos.

Hemidesmossomos: são junções focais que ligam células epiteliais à matriz extracelular que compõe a lâmina basal. No entanto, eles têm morfologia semelhante aos desmossomas. A ligação ocorre graças à família de proteínas chamadas integrinas.

Junções fendas: funcionam como poros que permitem o transporte de íons e pequenas moléculas entre as células vizinhas. As conexinas formam túneis delicados cheios de líquido, o que permite que as células de um tecido se comuniquem umas com as outras. A troca de moléculas e íons permite um acoplamento químico e elétrico entre as células.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais