Buscar

2. DESCREVA os diferentes tipos de junções de ancoramento célula-matriz citando suas funções, proteínas envolvidas e filamentos de citoesqueleto en...

2. DESCREVA os diferentes tipos de junções de ancoramento célula-matriz citando suas funções, proteínas envolvidas e filamentos de citoesqueleto envolvidos.

Focos de adesão (focal adhesions): Ancoram e conectam células à matriz extracelular. Envolvem proteínas integrinas e filamentos de actina.
Hemidesmossomos: Realizam adesão das células à matriz extracelular. Envolvem integrinas, proteínas da família da laminina e conexão com filamentos intermediários, como a queratina.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os diferentes tipos de junções de ancoramento célula-matriz são os focos de adesão (focal adhesions) e os hemidesmossomos. Os focos de adesão têm a função de ancorar e conectar as células à matriz extracelular. Nesse tipo de junção, estão envolvidas as proteínas integrinas, que são responsáveis por mediar a ligação entre a célula e a matriz, e os filamentos de actina, que fornecem suporte estrutural e permitem a movimentação da célula. Já os hemidesmossomos realizam a adesão das células à matriz extracelular. Nesse tipo de junção, estão envolvidas as integrinas, as proteínas da família da laminina, que são responsáveis por mediar a ligação entre a célula e a matriz, e a conexão com filamentos intermediários, como a queratina, que fornecem estabilidade e resistência mecânica. Essas junções desempenham papéis importantes na adesão e na comunicação entre as células e a matriz extracelular, contribuindo para a integridade e a função dos tecidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais