Buscar

Na determinação da massa molar do magnésio

Na determinação da massa molar do magnésio através da gasometria, mede-se o volume de hidrogênio (H2) desprendido, quando uma massa conhecida de magnésio reage com excesso de ácido clorídrico (HCl), de acordo com a equação apresentada a seguir:

Mg(s) + 2HCl(aq) à MgCl2(aq) + H2(g)

                Considerando que 2,0 g de magnésio reaja com excesso de ácido clorídrico a uma temperatura de 27°C e 0,98 atm de pressão, qual o volume aproximado de gás hidrogênio gerado? Dados: Mg = 24g/mol.

   

1,39 L

   

12,62 L

   

2,08 L

   

25,10 L

   

4,18 L

💡 2 Respostas

User badge image

Moacir Filho

4,1

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A massa molar de um composto químico é a soma das massas molares dos elementos químicos participantes do composto multiplicado pelo respectivo fator estequiométrico.

Fatores estequiométricos são os números na fórmula molecular de uma molécula ou, no caso de compostos não moleculares, a fórmula da razão.

Sabendo disso, para encontrarmos o volume de hidrogênio, devemos realizar os seguintes cálculos abaixo:


\[\eqalign{ & \dfrac{{24}}{2} = \dfrac{{22,4}}{{x \cdot 1,34}} \cr & 32,28x = 44,8 \cr & x = \dfrac{{44,8}}{{32,28}} \cr & x = 1,39{{\ L}} }\]

Portanto, o volume de hidrogênio será de
\(\boxed{x = 1,39{{\ L}}}\)
.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais