Buscar

Quais as diferenças entre a Psicologia com sua ligação com a Filosofia e a Psicologia científica?

O desprendimento da Psicologia da Filosofia foi o desenvolvimento da Psicologia como ciências humanas, quando toma consciência de que o conhecimento científico não é filosófico. Esse desprendimento ocorreu em meados do séc. XIX quando surgiram as ciências humanas com a adoção de metodologias empíricas aceitas como ciência. Quais as diferenças entre a Psicologia com sua ligação com a Filosofia e a Psicologia científica?

a)Filosofia - faculdades inatas e metafísicas da Psicologia Científica-Redução dos fenômenos psíquicos aos fenômenos orgânicos e experimentais.

b)Filosofia - O homem tornou-se objeto de experiência Psicologia Científica. A psicologia era concebida pela explicação racional dos comportamentos de consciência.

c)Filosofia - comportamentos do homem em termos de substância Psicologia Científica - utiliza modelos explicativos e interpretativos.

d)Filosofia - comportamentos do homem em termos de substância Psicologia Científica - utiliza modelo interpretativo.

e)Filosofia - O fato psicológico era concebido como a recepção de um estímulo seguido de uma resposta. Psicologia Científica - baseada nos modelos explicativos oriundos das ciências naturais.

💡 24 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

Letra A é a resposta correta.

Para que a Psicologia fosse estabelecida como ciência foi necessário romper com seu lado filosófico. A psicologia filosófica envolve os aspectos de maior controvérsia: mente, consciência e subconsciência humana. Por outro lado, a psicologia científica veio estudar a conduta do ser humano, sua personalidade e comportamento através de métodos experimentais e da observação. A psicologia como ramo da filosofia está ligada às faculdades inatas e metafísicas, enquanto a psicologia científica seria a união da antiga psicologia filosófica com o lado experimental das ciências naturais.

13
Dislike1
User badge image

Bárbara Rodrigues

letra A

5
Dislike0
User badge image

Jesus Cristian

a)Filosofia - faculdades inatas e metafísicas da Psicologia Científica-Redução dos fenômenos psíquicos aos fenômenos orgânicos e experimentais.

No processo da psicologia constituir-se como ciência, ela necessitou romper com duas perspectivas:

1) ligação histórica à filosofia que descrevia os comportamentos do homem em termos de substância e de faculdades inatas transcendentes. 
2) aliança com as ciências experimentais de ordem psicoquímica ou ou biológica.

O homem tornou-se, então, "objeto de experiência", passou a ser estudado em laboratórios com o objetivo de provar a origem orgânica de seus comportamentos.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais