Buscar

criar um texto resposta sobre a lei de 1988 descrevendo que ela assegura para os povos indigenas e afro-brasileiros e por que?

Na lei de 1988 o Estado brasileiro assegura o direito cultural, material, imaterial e histórico dos indigenas e afro-brasileiros. O que teriam esses povos de diferente para justicicar tal proteção?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Constituição Federal de 1988 estabelece que todos os cidadãos brasileiros tem direitos iguais e cabe ao estado garantir estes direitos fundamentais a todos estes cidadãos. Entretanto, só uma pessoa ingênua ou que não conhece a realidade da sociedade brasileira pode afirmar que todas as pessoas estão em condições de igualdade.

Desde a chegada dos portugueses ao Brasil os índios são brutalmente escravizados e dizimados e com a chega dos negros isto também se amplia a eles: vivemos séculos de escravidão dos negros e dos índios, estes perderam sua cultura e suas terras e até hoje o Brasil colhe as consequências destes anos de escravidão. As populações negras e indígenas sofrem preconceitos, estão marginalizados pela sociedade e, assim, a Constituição precisa sim assegurar de maneira mais incisiva seus direitos, já que a população branca tende a menosprezar e acabar com essas culturas e marginalizar estes povos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais