Buscar

AVALIANDO Estacio

O Recurso Extraordinário nº 161243/DF, julgado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, considerou inconstitucional a discriminação entre empregados, da mesma empresa de aviação, com base exclusiva na nacionalidade, considerando, para tanto, que os efeitos irradiadores dos direitos e garantias fundamentais também deverão ser estendidos às todas as relações jurídicas. Nesse sentido, transcreve-se a ementa do julgado: CONSTITUCIONAL. TRABALHO. PRINCÍPIO DA IGUALDADE. TRABALHADOR BRASILEIRO EMPREGADO DE EMPRESA ESTRANGEIRA: ESTATUTOS DO PESSOAL DESTA: APLICABILIDADE AO TRABALHADOR ESTRANGEIRO E AO TRABALHADOR BRASILEIRO. C.F., 1967, art. 153, § 1º; C.F., 1988, art. 5º, caput. I. - Ao recorrente, por não ser francês, não obstante trabalhar para a empresa francesa, no Brasil, não foi aplicado o Estatuto do Pessoal da Empresa, que concede vantagens aos empregados, cuja aplicabilidade seria restrita ao empregado de nacionalidade francesa. Ofensa ao princípio da igualdade: C.F., 1967, art. 153, § 1º; C.F., 1988, art. 5º, caput). II. - A discriminação que se baseia em atributo, qualidade, nota intrínseca ou extrínseca do indivíduo, como o sexo, a raça, a nacionalidade, o credo religioso, etc., é inconstitucional. Precedente do STF: Ag 110.846(AgRg)-PR, Célio Borja, RTJ 119/465. III. - Fatores que autorizariam a desigualização não ocorrentes no caso. IV. - R.E. conhecido e provido (RE 161243/DF. Relator(a): Min. Carlos Velloso. Julgamento: 29/10/1996. Órgão Julgador: Segunda Turma). Com base no texto acima discriminado, verifica-se que o Estado Brasileiro adotou:
 
    A Teoria da Ineficácia dos Direitos Fundamentais.
    A Teoria da Eficácia Horizontal Indireta, sendo necessário a intermediação de legislação infraconstitucional para a aplicação dos direitos e garantias fundamentais nas relações jurídicas entre particulares.
    A Teoria da Eficácia Horizontal Direta, também adotada na Itália, Portugal e Espanha, já que os direitos e garantias fundamentais serão aplicados diretamente nas relações jurídicas operacionalizadas entre os particulares, independente de regulação infraconstitucional da matéria.
    A Teoria Eclética dos Direitos Fundamentais.
    A Teoria da Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

💡 3 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

Usada na Alemanha por corrente minoritária da doutrina e da jurisprudência, foi a teoria adotada no Brasil, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal. Através da teoria da eficácia horizontal direta e imediata, os direitos fundamentais se aplicam diretamente às relações entre os particulares. Ou seja: os particulares são obrigados a aplicar os preceitos dos direitos fundamentais na mesma proporção que o poder público o é. As obrigações provenientes das normas constitucionais que estabelecem os direitos fundamentais têm por sujeito passivo o Estado (eficácia vertical) e os particulares, nas relações entre si (eficácia horizontal direta ou imediata).

1
Dislike0
User badge image

Catarina Sá

!!!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais