Buscar

(PUCRS - 2010) Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular

(PUCRS - 2010) Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular, uma terceira pesquisa foi realizada fixando-se a extremidade de uma fatia de músculo cardíaco a um medidor de força. Sobre essa fatia de músculo, o biólogo pingou gotas de cinco diferentes neurotransmissores, uma por vez. O medidor de força mostrou que houve contração após as células musculares terem sido banhadas em:

💡 14 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Por definição, neurotransmissores consistem em substâncias químicas produzidas pelos neurônios responsáveis pela biossinalização. Através das mesmas há a comunicação entre as células. Comumente eles dividem-se em excitatórios e inibitórios, sendo os neurotransmissores excitatórios aqueles que geram a deflagração de um potencial de ação no neurônio alvo, enquanto os neurotransmissores inibitórios são aqueles que dificultam a deflagração de algum potencial de ação no neurônio alvo.

No caso em questão, há uma contração quando as células musculares são banhadas em noradrenalina, um neurotransmissor do grupo das catecolaminas que é liberado pelas fibras nervosas simpáticas e que atua como precursor da adrenalina.

1
Dislike0
User badge image

Michelle Manhães

Sabe deus
0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais