Buscar

A bomba sódio/potássio ou Na+/ K+ ATPase é uma proteína transmembrana cuja atividade enzimática utiliza a energia proveniente da

A bomba sódio/potássio ou Na+/ K+ ATPase é uma proteína transmembrana cuja atividade enzimática utiliza a energia proveniente da degradação do ATP em ADP e fosfato inorgânico para transportar íons de potássio e sódio contra os respectivos gradientes de concentração. A bomba tem um papel importante na manutenção do potencial de repouso das células nervosas, musculares e cardíacas. Sobre a bomba de sódio e potássio é correto afirmar que:

💡 6 Respostas

User badge image

Estudante PD

Valorizem e curtam minha resposta!

Resposta: A bomba de sódio-potássio transporta três íons sódio para o exterior, ao mesmo tempo em que transporta dois íons potássio para o interior. Assim, para cada ciclo da bomba, o interior da fibra nervosa perde uma carga positiva.

Muito obrigado e Sucesso a todos!

15
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No meio celular, normalmente as substâncias deslocam-se de um meio de alta concentração para um de baixa concentração. Porém, existem alguns mecanismos que percorrem o sentido contrário com a utilização de energia.

Um desses mecanismos é a bomba de sódio e potássio que utiliza energia da degradação da molécula de ATP para ADP. A membrana celular separa o meio extracelular, que possui concentração de íons sódio maior do que a do meio intracelular, do meio intracelular que possui uma concentração maior de íons potássio.

A bomba de sódio e potássio consiste em proteínas da membrana realizarem o transporte de 3 íons de sódio para fora e de 2 íons de potássio para dentro da célula por ciclo. Esse movimento faz com que haja uma diferença de carga elétrica entre os meios intra e extracelular, mantendo o potencial de repouso. Essa diferença de carga elétrica torna possível a contração muscular e a transmissão dos sinais elétricos nas células do sistema nervoso.

Portanto, é correto afirmar que a bomba de sódio e potássio é um processo que retira 3 íons de sódio e adiciona 2 íons de potássio na célula por ciclo.

2
Dislike0
User badge image

Ednilson Rodrigues Pedro


A bomba de sódio-potássio transporta três íons sódio para o exterior, ao mesmo tempo em que transporta dois íons potássio para o interior. Assim, para cada ciclo da bomba, o interior da fibra nervosa perde uma carga positiva.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais