Buscar

A diversidade e a inclusão são temas que provocam a ação pedagógica, provocando professores para refletir sobre suas práticas.

Se tratando da inclusão, seu principal objetivo é que todas as pessoas com deficiência possam ingressar na educação, independentemente de sua idade ou grau de sua deficiência. Assim, é necessário refletir acerca da inclusão da educação, em especial, quando se refere à diversidade.

Assim, o que é melhor para a educação das pessoas com deficiência: integração ou inclusão? Explique porque da escolha de um e porque a não escolha do outro.

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando pensamos em uma educação universal, que é obrigatória para todos os cidadãos, não podemos limitar a um tipo padronizado de alunos, mas esta educação deve ser para todos, abrangendo todas as crianças e jovens do país, independentemente de sua etnia, deficiências ou classe social. Podemos falar então de uma educação que integra ou uma educação que inclui os alunos que possuem alguma dificiência. A educação que integra é uma educação que faz com os portadores de deficiência sejam tratados de forma especial, fazendo com estes alunos se normalizem e possam, assim, viver em sociedade. Entretanto, não é preciso “normalizar” as pessoas com deficiência e sim pensar em ferramentas que auxiliem a minimizar possíveis limitações, pensando em novas abordagens de ensino e novas técnicas para estes alunos.

Portanto, a inclusão é mais adequada porque pensa a diferença e lida com a diversidade de forma ampla e criativa, não só tentando acabar com as diferenças e padronizando o que é naturalmente distinto.

1
Dislike0
User badge image

Dalila Santos

A inclusão visa tornar a educação formal acessível a todas as pessoas com deficiência. A ação educativa deve ser abrangente, ou seja, incluir todos. Para tanto, é necessário preservar a individualidade, atender às necessidades e interesses individuais, reconhecer as características de cada pessoa, preservar a sua identidade, criar condições para quebrar barreiras à aprendizagem e intervir no processo de construção do conhecimento. estudante. Vale ressaltar que não se trata de uma negação da deficiência, mas de um reconhecimento de que as pessoas com deficiência são capazes, considerando que o processo de inclusão ocorre sem mudanças na sociedade. A inclusão exige mudança de paradigmas, preparação de espaço, abertura de perspectivas e respeito às diferenças. Os educadores precisam repensar a sua prática e ver os outros como seres possíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais