Buscar

Qual o conceito de ação penal na Escola Finalista ( Hans Welzel)?

💡 2 Respostas

User badge image

Satiko Regina

Formulada Hans Welzel na década de 1930, a Teoria Finalista da Ação tem como preceito fundamental o estudo do crime como atividade humana.

Para a Teoria Finalista deve-se observar a intenção e a finalidade objetivada pelo autor para que possa a conduta ser imputada ao mesmo, contrapondo-se à Teoria Causalista ou Teoria Clássica.

A ação ou omissão combinada com o dolo ou com a culpa (resultado de não observância do dever objetivo de cuidado) são para a Teoria Finalista da Ação os elementos para a composição da conduta.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Essa teoria foi criada por Hans Welzel e menciona que "a conduta é o comportamento humano, consciente e voluntário, dirigido a um fim". Com essa teoria  o dolo e a culpa que antes eram analisados na culpabilidade agora são analisados no fato típico junto com o resultado naturalístico, relação de causalidade e tipicidade penal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais