Buscar

Redação sobre o Modelo produtivo de ford?

Redaxao dissertativa sobre o modelo produtivo de ford

💡 1 Resposta

User badge image

Marcelo Henrique

No período feudal, o modo de produção se estruturava em estamentos. Não havia mobilidade social e o espaço de trabalho era coletivo, onde todos iniciavam e terminavam os seus trabalhos participando de todo o processo de confecção da produção. Nesta época o aprendizado ocorria nas oficinas, local onde o mestre ensinava ao aprendiz o ofício. Com o passar do tempo, este modo sofreu modificações.

Inicialmente, as fábricas ainda tinham a mesma estrutura do feudalismo. Porém, gradualmente o homem deixou de controlar o próprio trabalho, pois surgiu a figura do chefe do capital das forças produtivas. O dono dos meios de produção passou a usar o trabalho humano e as máquinas para gerar lucro. Cabe citar que o trabalho em série faz com que o homem perca a intimidade com o trabalho, pois sua responsabilidade fica fragmentada. Ao mesmo tempo, oferece ao capitalista maior eficiência na possibilidade de ampliar seu lucro.

O Taylorismo é um modelo de produção que vem consolidar o processo capitalista no qual o trabalhador perde a autonomia e a criatividade, acentuando a dimensão negativa do trabalho. Recebe esse nome por ser um método de planejamento e de controle dos tempos e movimentos no trabalho, com as seguintes características:

1. padronização e produção em série como condição para a redução de custos e elevação de lucros;

2. trabalho de forma intensa, padronizado e fragmentado na linha de produção, proporcionando ganhos de produtividade.

O método de administração científica de Frederick W. Taylor (1856-1915) tem o objetivo de aumentar a produtividade do trabalho. Para ele o grande problema das técnicas administrativas existentes consistia no desconhecimento, pela gerência, bem como pelos trabalhadores, dos métodos mais adequados de trabalho. A busca dos métodos ótimos seria efetivada pela gerência, através de experimentações sistemáticas de tempos e movimentos. Uma vez descobertos, os métodos seriam repassados aos trabalhadores, que se transformavam em executores de tarefas pré-definidas. O Taylorismo consiste ainda na dissociação do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores. Ou seja, o processo de trabalho passava a ser independente do ofício, da tradição e do conhecimento dos trabalhadores – e inteiramente dependente das políticas gerenciais. Taylor separa a concepção (cérebro, patrão) da execução (mãos, operário). Nega ao trabalhador qualquer manifestação criativa ou participação.

A partir disso, observa-se uma grande elevação da capacidade produtiva nas fábricas, pois o trabalho repetitivo permitiu uma especialização dos trabalhadores, que passaram a realizar os movimentos de forma cada vez mais ágil, somado com a questão do gerenciamento produtivo, que buscou evitar o desperdício de tempo durante as jornadas de trabalho. Entretanto, os ganhos produtivos não resultaram em um aumento do padrão salarial dos trabalhadores, o que fazia o mercado consumidor interno nos Estados Unidos ser reduzido. Essa ausência de um mercado de consumo interno e a recuperação da Europa da Primeira Grande Guerra são fatores fundamentais para a compreensão da crise que viria a ocorrer em 1929.

Portanto, podemos dizer que os baixos salários da mão-de-obra americana, a recuperação econômica da Europa e a baixa diversidade dos produtos oferecidos criaram um subconsumo nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o aumento da produtividade industrial e a fabricação de produtos em série levou a uma superprodução. Com isso, as fábricas viram seus produtos encalharem e seus lucros diminuírem, num processo que culminou na Grande Depressão de 1929. Contudo, cabe aqui um questionamento importante: por que os donos de indústrias não reduziram a produção como forma de evitar a crise? A resposta dessa pergunta é: devido ao modelo liberal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais