Buscar

Quais as semelhanças e diferenças entre a endocitose e a exocitose ?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Valorize e curta minha resposta!

Introdução

As células utilizam dois processos básicos para importar partículas e moléculas grandes: fagocitose e endocitose. Alguns cientistas consideram a fagocitose um tipo de endocitose, mas mecanisticamente os dois processos são distintos. O material deixa a célula pelo processo conhecido como exocitose, um processo que é similar à endocitose, mas que ocorre na direção contrária.

A fagocitose é o processo mediado pela actina pelo qual uma célula engole uma bactéria ou outras partículas em uma vesícula grande ligada à membrana, chamada de fagossomo.

A endocitose forma vesículas menores 

A endocitose, o segundo processo pelo qual grandes moléculas ou partículas se movem para dentro das células, difere da fagocitose em dois aspectos importantes.

Primeiro, na endocitose, a superfície da membrana se retrai, em vez de se projetar para fora.

Segundo, a vesícula formada pela endocitose é muito menor.

Além disso, algumas endocitoses são constitutivas; isto é, elas são uma função essencial que sempre ocorre. Em contrapartida, a fagocitose deve ser iniciada pela presença de uma substância a ser ingerida.

A endocitose é um processo ativo que requer energia do ATP. Pode ser não seletiva, permitindo que o líquido extracelular entre na célula, um processo chamado de pinocitose – ou pode ser altamente seletiva, permitindo que apenas as moléculas específicas entrem na célula. Na endocitose mediada por receptor, um ligante liga-se a uma proteína de membrana do receptor para ativar o processo.

A exocitose libera moléculas muito grandes para as proteínas transportadoras

A exocitose é o oposto da endocitose. Na exocitose, as vesículas intracelulares movem-se em direção à membrana celular, fundindo-se com ela, e, então, liberam o seu conteúdo no líquido extracelular. As células usam a exocitose para exportar grandes moléculas lipofóbicas, como as proteínas sintetizadas na célula, e para se livrar dos resíduos da digestão intracelular deixados nos lisossomos.

O processo pelo qual as membranas da célula e da vesícula se fundem é similar em vários tipos de células, de neurônios a células endócrinas. A exocitose envolve duas famílias de proteínas: Rabs, que ajudam as vesículas a atracar na membrana, e SNAREs, que facilitam a fusão à membrana. Na exocitose regulada, o processo começa geralmente com um aumento na concentração de Ca2 intracelular, que atua como um sinal.

O Ca2 interage com uma proteína sensível ao cálcio, o que, por sua vez, inicia a ancoragem de vesículas e a fusão secretora. Quando a área fundida da membrana se abre, o conteúdo da vesícula difunde-se para o líquido extracelular, ao passo que a membrana da vesícula se torna parte da membrana celular. A exocitose, assim como a endocitose, requer energia na forma de ATP.

A exocitose ocorre de forma contínua em algumas células, o que a torna um processo constitutivo. Por exemplo, as células caliciformes do intestino liberam continuamente muco por exocitose, e os fibroblastos do tecido conectivo liberam colágeno

Em outros tipos de células, a exocitose é um processo intermitente que é iniciado por um sinal. Em muitas células endócrinas, os hormônios são armazenados em vesículas secretoras no citoplasma e liberados em resposta a um sinal de fora da célula. As células também utilizam a exocitose para inserir proteínas na membrana celular.

FONTE: SILVERTHORN, D.U. Fisiologia: uma abordagem integrada. 8ed.

2
Dislike0
User badge image

Evah Figueirêdo

Endocitose e Exocitose. A endocitose e a exocitose são dois processos de transporte de substâncias, que envolvem a entrada e a saída de grandes partículas da célula. ... Exocitose: é o processo de eliminação das partículas digeridas para fora da célula.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A exocitose é o durável e energia processo demorado em que uma célula dirige o conteúdo de suas vesículas secretoras para o espaço extracelular. Uma diferença é a exocitose regulada de exocitose constitutiva pelo qual as células transportar elementos de membrana continuamente e proteínas para a membrana de plasma. No entanto, existem muitas etapas em que esses dois mecanismos se assemelham.

A endocitose é um mecanismo fundamental pelo qual as células entram em partículas grandes moléculas, extracelular e mesmo pequenas células, envolvendo-as em uma invaginação da membrana citoplasmática, formando uma vesícula que eventualmente se desprende da membrana para se juntar ao citosol. Os mecanismos da endocitose são para regular a composição de lipídios e proteínas da membrana plasmática, regular a forma como as células interagem com seu ambiente e, portanto, é um suporte fundamental para a fisiologia e homeostase das células.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais