Buscar

Justifique sua resposta elencando as principais características deste tribunal

Considerando um caso judicial onde a pessoa lesada X sofreu uma afronta a um direito garantido na Constituição Federal e submete tal solução de conflito ao Poder Judiciário para que, mediante seus órgãos, conceda uma decisão. Nesta situação hipotética, reflita e discorra qual tribunal superior (STJ ou STF) será o responsável por julgar esta ação? Justifique sua resposta elencando as principais características deste tribunal.

💡 2 Respostas

User badge image

Leonardo França

O STF, tendo em vista ser ele o "guardião da Constituição", responsável não só por zelar pela aplicação da Constituição, como também que todo ordenamento jurídico esteja de acordo com os mandamentos e valores constitucionais.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Superior Tribunal de Justiça é um dos dois mais altos órgãos judiciais do Judiciário do Brasil. Por fim, resolve todas as questões infra- constitucionais não especializadas que escapam à Justiça Trabalhista, Eleitoral e Militar, e que não são tratadas na Constituição Federal.

Atualmente, o STJ é composto por 33 ministros, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovados pelo Senado Federal. Os ministros são escolhidos por três, por voto secreto, pela maioria do Plenário, que se reúne especificamente para esse fim.

De acordo com a Constituição, sua composição corresponde a um terço dos ex- juízes dos Tribunais Regionais Federais (TRF), um terço dos ex- proprietários dos Tribunais de Justiça (TJ) e um terço dos ex-membros do Ministério Público Federal e, em relação ao chamado "Quinto Constitucional", advogados nomeados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por sua vez.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais