Buscar

Estou procurando algo relacionado a raízes histórica da majoritária presença na educação básica brasileira?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O sistema escolar brasileiro há muito tempo está nas mãos do clero, especialmente da ordem jesuíta. A Ordem mantinha dois tipos de escolas, uma para as classes altas e outra para a população indígena. Com a expropriação e expulsão dos jesuítas em 1759, esse sistema entrou em colapso.

As escolas aborígines desapareceram, enquanto os padres assumiram as classes altas. Após a independência em 1822, o estabelecimento planejado de escolas primárias gerais gratuitas não se concretizou.

Em vez disso, eles se concentraram nas escolas de quadros. Naquela época, não havia um sistema escolar de várias unidades, como de costume hoje.

Somente no regime militar, na década de 1970, prevaleceu a ideia de fornecer acesso às escolas a todas as classes sociais. Esses esforços foram apoiados pelo desejo de ter uma influência mais ampla na educação. Foi criado um sistema escolar bipartido com escolas abrangentes integradas e escolas secundárias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais