Buscar

O direito romano, que chegou até os dias atuais depois de passar por reformulações e reinvenções,

O direito romano, que chegou até os dias atuais depois de passar por reformulações e reinvenções, manteve como núcleo central importantes institutos do direito privado. Sobre esses institutos do direito privado romano, assinale a alternativa CORRETA:

O direito de propriedade nunca foi ilimitado e absoluto.

Desconheciam o conceito jurídico de propriedade privada.

Não havia para os romanos o conceito de propriedade individual.

O direito romano dizia respeito, essencialmente, ao direito público.

💡 2 Respostas

User badge image

Pâmela Belarmino

Desconheciam o conceito jurídico de propriedade privada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O direito romano foi a lei que regia os cidadãos de Roma antiga, em um espectro histórico a par com a fundação de Roma e estendendo até meados do século VI d.C, quando ocorreu o trabalho de compilação do imperador Justiniano I, que desde a Renascença era conhecido como Corpus Iuris Civilis. O Corpus é sem dúvida o texto legal mais influente na história da humanidade, porque é a base do direito de muitos países ao redor do mundo.

Nos dias atuais, o direito romano é objeto de estudo de uma disciplina jurídica internacional, a romanística, cuja sede são as faculdades de direito de todo o mundo.

O principal objetivo do direito romano era o direito público, a fim de manter a ordem na sociedade. Portanto, a alternativa d) está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais