Buscar

Papel da filosofia na educação

 
2. A maioria das questões filosoficamente interessantes, e que ainda perduram em praticamente todas as sociedades humanas, foram abordadas em uma das primeiras obras-primas da tradição intelectual ocidental - a República de Platão. O filósofo A. Whitehead em algum lugar observou que a história da filosofia ocidental é uma série de notas de rodapé de Platão. Estudar, portanto, contextos e fundamentos filosóficos da educação em uma graduação voltada à Educação é importante, pois nos remete aos questionamentos mais elementares e universais da nossa realidade e condição humana. Sobre o papel da Filosofia na educação, analise as afirmativas a seguir:

I- Como ciência, tem sua origem vinculada a acontecimentos que marcaram o século XIX, mais especificamente a Revolução Industrial, que instaura novas formas de organização da vida social a partir da constituição da sociedade capitalista. 
II- Há vários sistemas filosóficos que reúnem crenças sobre a natureza da realidade e que ao serem adotadas por um educador influenciam em seu pensamento e prática pedagógica, por isso a necessidade de reflexão sobre tais fundamentos.
III- Cabe à filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de homem que orienta a ação pedagógica, para que não se eduque a partir da noção abstrata de 'criança em si', de 'homem em si'. 
IV- Contribui para que as problemáticas educacionais sejam analisadas a partir de uma reflexão que se apresenta como conjuntural, de modo que sejam buscadas ideias prontas, fixas, determinadas por antecedência. 

Assinale a alternativa CORRETA:
  a) Somente a afirmativa IV está correta.
  b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
  c) As afirmativas II e III estão corretas.
  d) As afirmativas I e IV estão corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

juju Costa

a certa e a c

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais