Buscar

qual a diferença entre critério atributivo-normativo e critério psicológico-descritivo e qual sua relação com a teoria do dolo?

💡 2 Respostas

User badge image

Joao Morales

Diferença ente critério atributivo 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A teoria do consentimento, que é adotada pelo Código Penal brasileiro, usa o “querer o resultado” tanto em sentido psicológico-descritivo, do qual faz parte o desejar, almejar, aceitar, aprovar e consentir, quanto em sentido atributivo-normativo, que é querer no sentido de não poder se isentar de responsabilidade, nesse caso, o agente perde competência para alegar que não queria ter feito o que fez.

No caso atributivo-normativo, o dolo passa a ser considerado como imputação em vista do dever ser, da norma, e não um dado que seja natural, ou um processo psicológico.

A tendência na teoria penal, principalmente quando há a influência alemã nela, é considerar o dolo como tendo um sentido normativo-atributivo e não um sentido psicológico-descritivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais