Buscar

Constituições Brasileiras

Sobre as Constituições Brasileiras, assinale a única alternativa CORRETA:

Escolha uma:

a) Apenas a nossa primeira Constituição, a de 1824, foi outorgada. As demais foram promulgadas e tiveram caráter eminentemente democrático.

b) O Brasil possuiu sete constituições em sua história, sendo que a EC n. 1/69 não pode ser cogitada como uma nova Constituição, representando apenas uma emenda constitucional como outra qualquer.

c) As Constituições brasileiras podem ser consideradas republicanas, pois todas foram elaboradas sob a luz da República.

d) A Constituição de 1946 representou a redemocratização do país, que estava sob o regime ditatorial de Getúlio Vargas. 

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que a Constituição Federal do Brasil é o documento jurídico mais importante que há no país, pois, é nele que vigem todas as normas de ordenação da coletividade para que se evitem tensões sociais e que se garantam os direitos e deveres dos cidadãos.

Dessa forma, observamos que a Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1946, ou Constituição de 1946, foi a quinta constituição brasileira, sua quarta republicana e terceira de caráter republicano-democrático, promulgada após a queda do Estado Novo em 1945.

Além disso, existia um texto que era redemocratizador, em que a Carta de 1946 espelhava a derrocada dos regimes totalitários na Europa e o retorno, ainda que tênue, dos valores liberais no mundo. De certo modo, ela buscou restabelecer os valores democráticos e republicanos da Constituição de 1934, como foi o caso da liberdade de expressão e da eleição direta para os principais cargos do Executivo e Legislativo, além de instituir alguns novos preceitos, como a ampliação do voto feminino para todas as mulheres e a inviolabilidade dos sigilos postais.

Por fim, ao analisarmos o enunciado pudemos verificar que a resposta correta é a letra “D”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais