Buscar

qual é a exigência segundo Celso Vasconcelos, sobre o planejar como uma oportunidade de repensar todo o fazer da escola?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

class="ql-align-center" style="text-align:center">


Celso dos Santos Vasconcellos

Celso dos Santos Vasconcellos já foi gestor escolar, professor e coordenador pedagógico. Ao longo de toda a sua carreira acadêmica e consigo, levou inúmeros aprendizados e assim, criou o seu “método” de planejamento escolar.

Para ele, devemos abordar antes, três dimensões para o planejamento escolar.


  • A Realidade
  • A Finalidade
  • Plano de Ação

Você não precisa fazer o planejamento usando esses 3 métodos nessa ordem, ou seja, você pode começar através de qualquer uma, desde que no final se disponha do uso dessas três dimensões. Mas lembrando, mesmo que a ordem seja por sua conta, deve ser levar em conta também os fatores, do tipo, “Qual o mais vantajoso para a situação atual?” ou “Será melhor melhor começar assim sendo que no final vai sair de outro?”. Sempre pensando no resultado possível, já que a realidade nem sempre é a melhor opção a ser mostrada de início ou no final, após tanto sonhar.

1
Dislike0
User badge image

C Weide

De acordo com Celso Vasconcellos (1995), concebemos o planejar como uma oportunidade de repensar todo o fazer da escola, como um caminho de formação de educadores e educandos, bem como de humanização, desalienação e de libertação. Nesse processo, a participação é uma exigência.

Os maiores problemas da escola são, de um modo geral, oriundos da proposta pedagógica e não tanto da or dem das relações e da política interna.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais