Buscar

Pesquisa Operecional (P.O.)

A Federal Express (FedEx) é a maior empresa de transporte expresso do Mundo. Todos os dias ela entrega mais de 6,5 milhões de documentos, pacotes e outros itens nos Estados Unidos e em mais de 220 países e territórios ao redor do mundo. Em alguns casos, pode-se garantir a entrega dessas remessas até as 10h 30 da manhã seguinte. As mudanças logísticas envolvidas no fornecimento desse serviço são estarrecedoras. Esses milhões de embarques diários têm que ser classificados um a um e direcionados para o local geral correto (usualmente por via aérea), e então, devem ser entregues no destino exato (normalmente utilizando-se um veículo motorizado) em um período surpreendente curto. Como tudo isso é possível? A Pesquisa Operacional (PO) é o motor tecnológico que propulsiona essa empresa. Desde sua fundação em 1973, a PO ajudou na tomada de suas principais decisões de negócios, inclusive investimento em equipamentos, estruturas de rotas, finanças e localização de suas instalações. Após ter sido literalmente creditada à PO a salvação da empresa durante seus primeiros anos, tornou-se hábito ter a PO representada nas reuniões da diretoria semanais e, de fato, vários dos diretores atuais provêm do destacado grupo de PO da FedEx.
 

MASON, ​R.O. et al. Absolutely, Positively Operations Reserach: The Federal Express Story. Interfaces, 27 (2): 17-36, March-April, 1997.


Quanto ao processo de tomada de decisão que é fundamental na Pesquisa Operacional, analise as afirmativas a seguir:
 
I) A Pesquisa Operacional é uma ferramenta utilizada por empresas, sejam grandes ou pequenas, para tomar decisões unicamente quanto à logística de transporte de cargas.
II) O papel da Pesquisa Operacional para a FedEx é tão importante que ela é utilizada para tomar diversos tipos de decisão para a empresa, desde a área de negócios, até aquisição de equipamentos e localização de futuras instalações.
III) A FedEx se beneficiou de seu departamento de Pesquisa Operacional pois conseguiu vencer crises e dinamizar sua estruturas com as ferramentas que este ramo das Engenharias oferece.

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A pesquisa operacional desempenha um papel importante nas atividades de tomada de decisão, pois permite que as melhores escolhas sejam feitas para alcançar um determinado objetivo, respeitando as restrições impostas externamente e não estão sob o controle daqueles que devem tomar as decisões.

O objetivo é, portanto, fornecer suporte para a tomada de decisão. Para conseguir isso, a pesquisa operacional fornece ferramentas matemáticas para apoiar as atividades de tomada de decisão nas quais atividades e recursos limitados devem ser gerenciados e coordenados para maximizar ou minimizar uma função objetiva.

Portanto, a pesquisa operacional preocupa-se em formalizar um problema em um modelo matemático e calcular uma solução ótima, quando possível, ou aproximada para ele. Constitui uma abordagem científica para resolver problemas complexos, remonta ao campo da matemática aplicada, mas possui fortes características interdisciplinares relacionadas principalmente à matemática , ciência da computação , economia e finanças, engenharia e outros. Sendo assim, as afirmativas corretas são as afirmativas I e II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais