Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA AULA 02

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA AULA 02
A estatística é um ramo da matemática que trata a coleta, analisa, interpreta e apresenta massa de dados numéricos.
Qualquer coleta de dados quantitativos pode ser considerada estatística.
A estatística também pode ser considerada uma ferramenta no auxilio logístico.
Por exemplo: eu trabalho em uma empresa de armazéns gerais onde realizo a entrada e a pesagem de vários veículos para descarga dentro do terminal. Sendo os nossos principais clientes cargas secas e frigorificadas. Podemos então, coletar dados para dimensionar a quantidade do fluxo de entrada de veículos de cada setor (frigorífico ou carga seca) que entram em nosso terminal. Com esses dados coletados a estatística torna-se uma ferramenta para auxiliar na gestão de nosso terminal, pois através dos dados obtidos pode-se dimensionar qual tipo de movimentação vem sendo mais viável a empresa.
Também há a estatística diária, onde um de nossos colaboradores ás realiza diariamente logo no início do turno para coletar os dados de movimentação no terminal no dia anterior (estufamentos, carregamento, descargas, ovas e desovas) e encaminha aos gestores, para que esses fiquem cientes do que vem sendo movimentado e do que ficou pendente para o dia seguinte.
Outro exemplo prático da estatística em nosso cotidiano, é quando eu trabalhava em uma loja de departamentos. Todo final de expediente imprimíamos a estatística diária que era falada na reunião matinal do dia seguinte para ficarmos cientes do quão perto estávamos da metas, quantas devoluções haviam sido feita, quantidade de recarga de celular, entrega, vendas de cada funcionário, etc.
Esses exemplos vividos por mim se encaixam na estatística descritiva, mas também há a estatística probabilidade e amostragem.
Vários são os exemplos da teoria da probabilidade desde as chances de ser escolhido em jogo de escola, a probabilidade de se pegar um buquê em um casamento ou até mesmo em se dimensionar quais as chances de se ganhar em jogo de loterias. Esses são tipos de problemas no qual se utiliza a probabilidade.
E também tem a amostragem, que sua finalidade é pegar uma parte da população (amostra) para estudar e analisar a população como um todo. Por exemplo, um professor quer medir seu desempenho perante seus alunos, onde o mesmo ministra aulas para 10 turmas com 50 alunos cada, para tentar dimensionar seu desempenho perante seus alunos ele resolveu selecionar 10 alunos de cada turma e aplicar-lhes um questionário. Neste caso os 10 alunos de cada turma seriam uma amostra do total (50 alunos).

Continue navegando