Buscar

O funcionalismo é mais que uma teoria, é um modo de pensar sobre a linguagem e suas relações com a organização do mundo,

O funcionalismo é mais que uma teoria, é um modo de pensar sobre a linguagem e suas relações com a organização do mundo, por isso não é possível delinear somente uma corrente de estudos dentro do seu enfoque. Enquanto se preocupa com as constantes transformações das formas da linguagem na sociedade, opõe-se sistematicamente ao formalismo, que foca o funcionamento interno do sistema linguístico. Tem-se difundido que o modo de pensar funcionalista surgiu das ideias do Círculo Linguístico de Praga, nos anos 20 do século XIX.Fonte: PUC-RIO. O funcionalismo. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13903/13903_3.PDF>. Acesso em: 30 set. 2019.
Agora que você relembrou um pouco os preceitos do funcionalismo para a linguística, elabore uma comparação entre suas duas principais correntes, a europeia e a norte-americana, traçando aproximações e diferenças entre ambas.

💡 5 Respostas

User badge image

Núbia Melisa

Conforme abordado no texto de referência e no material de estudo, podemos compreender o funcionalismo enquanto corrente que possui como escopo compreender e explicar as ações sociais coletivas ou individuais, e através dessas análises, explicar as sociedades a partir de funções das causalidades, ou seja, funções. É uma teoria adaptada para diferentes campos do conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a antropologia. Com o auxílio desta teoria, podemos compreender a sociedade enquanto organismo, composto por órgãos relacionados e com funções específicas.

O funcionalismo Europeu surgiu como um movimento dentro do estruturalismo, em 1926, no círculo linguístico de Praga, sendo que os estudos que mais se destacaram nessa escola foram os do campo da fonologia.

Já o funcionalismo norte-americano surgiu em 1960, mas somente ganhou força em 1975, passando a ser notado na literatura norte-americana. Enxergavam a gramática como um organismo maleável, que se adapta às necessidades comunicativas e cognitivas dos falantes.

É preciso ressaltar que a linguística trata-se da uma ciência focada na linguagem e suas singularidades. Ela divide-se em: semântica que estuda o significado das palavras; fonética, responsável pelos fonemas e pronúncias; pragmática, que estuda a aplicação da linguagem na comunicação; e estilística, responsável pela análise das variações da língua.

Nesse sentido, o funcionalismo europeu está focado no conceito de informação na linguística, enquanto que o funcionalismo norte-americano foca-se numa tendência formalista.

Não obstante, o principal interesse de uma linguística funcionalista está nos processos relacionados ao êxito dos falantes ao se comunicarem por meio de expressões linguísticas, sendo assim funcionalistas concebem a linguagem como instrumento de interação social, alinhando-se assim, à tendencia que analisa a relação entre linguagem e sociedade.

É válido lembrar que embora os funcionalistas norte-americanos tenham defendido que uma dada estrutura da língua não pode ser verdadeiramente estudada, descrita ou explicada sem que façamos referência a sua função comunicativa, esta é uma característica que une as duas correntes funcionalistas aqui abordadas.

No entanto, enquanto modelos mais antigos focalizam funções associadas à organização interna dos sistema linguístico, modelos mais recentes focalizam as funções que a linguagem pode desempenhar nas situações comunicativas.


11
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O funcionalismo trata-se de uma corrente que tem o intuito compreender e explicar as ações sociais coletivas ou individuais e, em consequência, explicar as sociedades a partir de funções das causas.

A Linguística trata-se da uma ciência focada na Linguagem e suas singularidades. Ela divide-se em: semântica que estuda o significado das palavras; fonética, responsável pelos fonemas e pronúncias; pragmática, que estuda a aplicação da linguagem na comunicação; e estilística, responsável pela análise das variações da língua.

Nesse âmbito, o funcionalismo europeu está focado no conceito de informação na linguística, enquanto que o funcionalismo norte-americano foca-se numa tendência formalista.

7
Dislike0
User badge image

Alexsandra Ribeiro

É impossível resumir as pesquisas mais recentes dentro de seu escopo de

pesquisa.

2
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais