Buscar

Materialismo Filosófico definição?

💡 3 Respostas

User badge image

Thifany Heloisa

Materialismo dialético é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos tanto modelam animais irracionais e racionais, sua sociedade e cultura quanto são modelados por eles, ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e o social.

0
Dislike0
User badge image

Georgia Garcia

No âmbito da filosofia, o materialismo compreende a tendência encontrada em certas escolas do pensamento ocidental que considera a matéria como a única realidade existente, sendo que tudo o mais deriva dela e da relação com ela. O materialismo filosófico se opõe, portanto, ao conceito de metafísica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem dentro da filosofia vários pensadores que se pautam em uma concepção materialista do mundo. Este materialismo filosófico indica que a única coisa que temos total certeza e que, por isso, devem pautar todas nossas análises, percepções e interpretações do mundo é a própria matéria, ou seja, a existência do real está limitada ao que conhecemos de forma empírica.

O materialismo entende que tudo que acontece no mundo, seja fenômenos físicos, químicos e biológicos ou mesmo fenômenos de natureza política e histórica tem como principal fonte a interação de matéria, sendo esta a substância essencial de todas as coisas, sendo anterior inclusive à essência ou à mente humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais