Buscar

Ao cair na corrente sanguínea, qual o trajeto do sangue rico em nutrientes? Explique a circulação Porto- hepática e sua função

Respostas

User badge image

Alana Souza

lO sangue rico em nutrientes é, então, carregado para o fígado pela veia porta.

 Quase todo sangue vindo do sistema digestivo drena em uma circulação venosa especial chamada Circulação Porta Hepático

lA veia hepática é responsável pela drenagem venosa do fígado, que desemboca na veia cava inferior, e daí segue para o lado direito do coração, entrando no átrio direito e voltando para o início do ciclo, no ventrículo direito.

Dessa maneira, existem duas fontes de sangue que fluem para dentro do fígado e apenas uma via de saída.

  É importante ressaltar que a veia porta do fígado drena sangue para o fígado, e não do fígado.

Sistema Porta Hepático

Cerca de 75% do suprimento sanguíneo que perfunde o fígado originam-se da veia porta, que drena o SGI.

 O restante do aporte sanguíneo entra pela artéria hepática sendo rico em oxigênio.

O sangue venoso dos capilares do trato intestinal drena na veia porta, que ao invés de levar o sangue de volta ao coração, leva-o ao fígado. Isso permite que este orgão receba nutrientes que foram extraídos da comida pelo intestino.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A circulação porto-hepática surge ao redor da cabeça do pâncreas a partir de uma combinação de dois troncos venosos principais: o mesentérico superior e o baço.

Ela flui na veia esplênica ea veia mesentérica inferior. As veias do estômago , duodeno e pâncreas escapam para esses troncos venosos e diretamente para a veia porta.

A veia porta leva o sangue para o fígado através de seus tributários. Na cavidade hepática, divide-se em ramos direito e esquerdo. O sangue da veia porta, após passar pelas veias inter-lobulares e inter-lobulares, entra nas veias hepáticas.

O sangue de todo o sistema digestivo, antes de atingir a veia cava inferior, deve viajar pelo fígado. Esse órgão armazena um excesso temporário de substratos energéticos (como açúcares) após uma refeição, que são liberados em tempos de fome.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina