Buscar

Cite os períodos da educação grega, descreva qual era o conceito grego de homem e resumidamente o legado para a contemporaneidade.

💡 3 Respostas

User badge image

C Weide

Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia. Além disso, as narrativas homéricas, lidas em grupo, proporcionavam aos jovens estudantes uma grande capacidade de compreensão da língua grega clássica, bem como do ritmo dos versos, o que facilitava a comunicação em todas as atividades, como na política, na guerra etc.

2
Dislike0
User badge image

Vitor Henrique Silva

Conceito Grego de homem, era que o homem é como fosse um lobo na sociedade
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A educação grega começava ao sete anos, quando a criação das crianças deixava de ser responsabilidade exclusiva das famílias e elas eram enviadas à escolas para a educação elementar, onde eram alfabetizadas e aprendiam esportes e música. Aos 13 anos, começava a educação secundária, em que os jovens aprofundavam seus estudos literários e buscavam aprimorar ainda mais a aptidão física, estudando também outros assuntos, como cálculo e astronomia. Aos 16 anos iniciava-se a educação superior, que buscava preparar a oratória e a ensinar filosofia àquelas que almejavam altos cargos no Estado. Toda esse processo era permeado pela poesia épica de Homero, que fornecia o conceito de grego de homem heroico e corajoso a ser imitado pelos jovens, que nele se inspiravam em busca de virtudes como coragem e inteligência. O maior legado da educação grega para a contemporaneidade, além das vastas obras filosóficas, foi a colocação do homem e suas ações no centro das atividades, buscando o seu aprimoramento físico e intelectual, o que deu origem ao antropocentrismo predominante na sociedade atual.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais