Buscar

sobre cinetica aberta e fechada

💡 2 Respostas

User badge image

Tainara Pinto

...
0
Dislike0
User badge image

Maria Victória

Cadeia cinética fechada (CCF)

A principal diferença entre os movimentos em CCA e CCF é o número de articulações recrutadas. Enquanto a CCA utiliza uma ou poucas articulações e tem influência mínima nas demais, a CCF faz um trabalho mais global.

Movimentos em cadeia cinética fechada são aqueles nos quais as extremidades do corpo encontram resistência ou estão fixas. Eu sei que sempre menciono esse exercício, mas ele realmente é um bom exemplo: o agachamento.

Cadeia cinética aberta (CCA)

Faça uma visita a uma academia de musculação. Lá, você encontrará dezenas de exemplos de exercícios em cadeia cinética aberta. Podemos considerar que um movimento é dessa categoria quando a extremidade que o realiza está livre no espaço.

Para um exemplo mais claro, pense em uma cadeira extensora. Nela o corpo está estático, sem fazer qualquer movimento enquanto o exercício é realizado. Apenas os membros inferiores estão “soltos” para fazer o esforço.

Apesar de ser na academia que encontramos os exemplos mais claros de movimentos em CCA, outras modalidades também os utilizam. Um jogador de futebol que chuta uma bola, por exemplo, também tem seu membro inferior livre – ou seja, sem encontrar resistência.

Antes de modalidades como Treinamento Funcional ficarem populares, os movimentos em cadeia cinética aberta eram os mais usados. Podemos ver isso tanto na prática de atividade física quanto na reabilitação. Apesar disso, os movimentos em cadeia cinética fechada também se popularizaram bastante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais