Buscar

Importância da produção gráfica para a área do design fazendo um paralelo da sua importância histórica com a relevância no contexto atual.

O design, bem como os produtos gráficos impressos, tem sua evolução atrelada a fatores que provocam mudanças não só para área, mas também para o contexto social. Como explica Bonsiepe (2011), as tecnologias abarcam uma série não só de artefatos, mas também de processos, criados a fim de produzir mercadorias físicas e/ou semióticas com fortes reflexos na nossa vida cotidiana. Collaro (2012), acrescenta que a evolução dos processos de reprodução gráfica acompanham o desenvolvimento da própria humanidade.

Mesmo vivendo na era digital, os materiais gráficos impressos fazem parte do trabalho do designer e da cultura vigente.

 Levando em consideração o enunciado aqui exposto e o material estudado, reflita e disserte sobre a importância da produção gráfica para a área do design fazendo um paralelo da sua importância histórica com a relevância no contexto atual.
 

💡 2 Respostas

User badge image

Manoela Cocolichio Moura

Desde que aprendemos a nos comunicar nos expressamos por meio de desenhos e textos, e Gutenberg ajudou a facilitar a transmissão de nossas idéias e pensamentos a partir da criação dos chamados tipos moveis (Os tipos móveis consistiam da fabricação de letras de chumbo produzidas uma a uma) a importância da produção gráfica só aumentou, a cada desenvolvimento tecnológico incorporado a ela.

Para entender sua importância, vamos

deixar de lado outras áreas importantes da produção gráfica como papelarias de

empresas, folders, propaganda com cartazes etc., e nos concentrar em apenas em

uma área, as embalagens.

Não podemos imaginar um produto de uso diário sem sua embalagem, alem de manter o produto “seguro” a embalagem é a primeira coisa que chama a atenção ao produto. É como podemos diferenciar uma marca da outra de forma visual.

Não é possível acreditar e nem imaginar um mundo onde a produção gráfica seja totalmente esquecida ou trocada por uma nova tecnologia totalmente digital, pois ela não consiste apenas em jornais e revistas, catálogos e flyers. A produção gráfica está em tudo que utilizamos como os copos personalizados que ganhamos de nossos entes/amigos queridos, na formica impressa imitando madeira de nossos móveis, camisetas estampadas, livros, perfumes e entre outras tantas coisas.

Concluímos que a produção gráfica ainda é insubstituível e não acredito que uma nova tecnologia poderá substituí-la por inteiro algum dia. Ela pode perder um pouco de força quando comparada as propagandas digitais, mas ainda tem grande importância em outras áreas.

 

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

á 10 mil anos, a humanidade realizou a Revolução Neolítica, um fantástico conjunto de mudanças que moldaria a história daqu por diante e, segundo alguns estudiosos, só encontraria paralelo na revolução industrial. Considerando as afirmações abaixo sobre a Revolução Neolítica e seus desdobramentos, assinale a única alternativa correta:

0
Dislike16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais