Buscar

O processo de salinização pode ocorrer em solos intensamente irrigados. Sais presentes na água de irrigação acumulam-se no solo quando a água evapora

Em algumas situações, plantas cultivadas podem passar a perder água pelas raízes, ao invés de absorvê-la. Quando isso ocorre, pode-se dizer que:

(A) as células das raízes perdem água por osmose e tornamse plasmolisadas.

(B) as concentrações de soluto dentro e fora das células se igualam por transporte ativo de sais e as células tornam-se túrgidas.

(C) as células das raízes perdem água para o meio externo menos concentrado, por osmose, e tornam-se lisadas.

(D) as células das raízes perdem água para o meio externo mais concentrado, por difusão facilitada, e tornam-se lisadas.

(E) as concentrações dos solutos dentro e fora das células se igualam por difusão facilitada da água e as células tornamse plasmolisadas.

💡 9 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As células são unidades vivas constituídas por uma membrana semipermeável e um fluido interno que engloba as suas organelas.

Devido ser semipermeável, a membrana permite a passagem de solutos e solventes entre os meios intra e extracelular. No caso das células vegetais, caso o solo envolta da planta esteja com uma concentração salina maior do que a encontrada no interior da célula, por osmose, a célula começa a perder água com o intuito de tentar igualar as concentrações. Esse processo é chamado de plasmólise. Como resultado da perda de água, a célula começa a murchar.

Portanto, a alternativa (A) é a correta.

1
Dislike0
User badge image

Fabiana Ferreira

Olá! Para que as células da raiz da planta percam água para o meio externo é necessário que o meio externa esteja em uma concentração de solutos mais elevada do que as células da raiz.

 Dessa forma, as células da raiz irão perder água por osmose, uma vez que a água tende a se movimentar para o compartimento que está mais concentrado, no caso, o meio externo ao das raizes.

1
Dislike0
User badge image

Ana Carla Rocha

letra d


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais