Buscar

Impulso Nervoso

Os neurônios recebem continuamente impulsos nas sinapses de seus dendritos vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente elétrica (excitatória ou inibitória, cada uma num sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axônio. É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular e que a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurônio dispara ou não. Marque a opção correta.
A-Hiperpolarização é uma condição normal do neurônio que facilita a ação do potencial graduado
B)O axônio mielinizado tem a característica de gerar potenciais de ação mais potentes , o que aumenta a velocidade de propagação
c)As cargas positivas do Na+ tem importância tanto na fase de repolarização quanto de despolarização do neurônio
d)A alteração do estado de repouso da membrana é fundamental para geração da informação em um neurônio
e)O corpo do neurônio é a única região do neurônio que recebe e gera estímulo
 

💡 3 Respostas

User badge image

Edson Allan

A (Errado): Quando uma célula recebe um estímulo inibitório, ocorre a saída do íon potássio (K+) e a entrada do íon cloro (Cl-), tornando o meio interno da célula mais negativo e o meio externo mais positivo, inibindo a propagação do potencial de ação

Pontos Principais:

  • Um neurônio em repouso (sem sinalização) tem uma voltagem em sua membrana chamada de potencial de repouso da membrana, ou simplesmente potencial de repouso.

  • O potencial de repouso é determinado pelos gradientes de concentração de íons na membrana e através da sua permeabilidade para cada íon.

  • Em um neurônio em repouso, existem gradientes de concentração na membrana para \text {Na}^+Na+start text, N, a, end text, start superscript, plus, end superscript e \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript. Os íons se deslocam de acordo com seus gradiente através de canais, ocasionando uma separação de cargas que resulta no potencial de repouso.

  • A membrana é muito mais permeável ao \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript do que ao \text {Na}^+Na+start text, N, a, end text, start superscript, plus, end superscript, por isso o potencial de repouso é próximo ao potencial de equilíbrio do \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript (o potencial que seria gerado pelo \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript se ele fosse o único íon no sistema)

E(errado):  os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos

C (errado)  movimentação de Na+ e K+ durante o potencial de ação
No potencial de ação temos a fase de despolarização da membrana, ou seja, temos a fase em que a célula muda total ou parcialmente sua configuração eletrônica. Essa mudança ocorre devido à abertura de canais de Na+ (sódio) na célula permitindo sua entrada deixando a membrana positiva no seu meio interno e negativo no meio externo. Para a célula retornar ao seu estado de repouso é necessário que de alguma forma esses íons positivos em excesso deixem a membrana.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Muitos seres vivos são dotados de em sistema de controle que torna possível o correto funcionamento de todas as estruturas constituintes. Para tanto, ele precisa de componentes que transmitam as informações necessárias.

Essa transmissão é realizada pelos neurônios através de impulsos elétricos gerados no âmbito celular. Estruturalmente, os neurônios são formados pelos dentritos, corpo celular e axônio que, juntos, conduzem os impulsos elétricos. Em seu estado natural, o neurônio encontra-se polarizado com carga negativa interna e positiva externa.

Esse estado reflete-se no potencial de repouso da membrana, mas quando um estímulo altera esse equilíbrio, há a propagação de um potencial de ação pelos neurônios até que chegue em um local desejado. A velocidade desses impulsos é influenciada pela presença de mielina nos axônios que aumenta a resistência de membrana e a velocidade de propagação. Por fim, para que o neurônio retorne ao seu estado natural, os íons de potássio atuam para despolarizar o neurônio.

Portanto, a alternativa d) é a correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais