Buscar

Quimica Ucpel

As tinturas capilares que utilizam o acetato de chumbo - Pb(H3CCOO)2 - são as tinturas progressivas, que são compostas de soluções aquosas de sais metálicos. Elas são usadas para escurecer cabelos grisalhos, pois o chumbo combina-se com o enxofre disperso e também com o enxofre das proteínas do cabelo, formando o sulfeto plumboso, que tem a cor preta. Sobre esse sal de cor preta afirma-se que I. o ânion presente é formado por um elemento localizado na família dos calcogênios, é tetravalente e que forma o ácido sulfuroso. II. o cátion apresenta raio atômico menor que o seu átomo de origem. III.apresenta maiores pontos de fusão e ebulição se comparado aos compostos moleculares. IV.o ânion contém subnível mais energético 3p4 e une-se ao alumínio formando um composto com fórmula semelhante ao Al 2 O3 . V. o cátion é formado por um elemento menos eletronegativo e de menor energia de ionização que o elemento Se. Estão corretas as afirmações:As tinturas capilares que utilizam o acetato de chumbo - Pb(H3CCOO)2 - são as tinturas progressivas, que são compostas de soluções aquosas de sais metálicos. Elas são usadas para escurecer cabelos grisalhos, pois o chumbo combina-se com o enxofre disperso e também com o enxofre das proteínas do cabelo, formando o sulfeto plumboso, que tem a cor preta. Sobre esse sal de cor preta afirma-se que I. o ânion presente é formado por um elemento localizado na família dos calcogênios, é tetravalente e que forma o ácido sulfuroso. II. o cátion apresenta raio atômico menor que o seu átomo de origem. III.apresenta maiores pontos de fusão e ebulição se comparado aos compostos moleculares. IV.o ânion contém subnível mais energético 3p4 e une-se ao alumínio formando um composto com fórmula semelhante ao Al 2 O3 . V. o cátion é formado por um elemento menos eletronegativo e de menor energia de ionização que o elemento Se. Estão corretas as afirmações:As tinturas capilares que utilizam o acetato de chumbo - Pb(H3CCOO)2 - são as tinturas progressivas, que são compostas de soluções aquosas de sais metálicos. Elas são usadas para escurecer cabelos grisalhos, pois o chumbo combina-se com o enxofre disperso e também com o enxofre das proteínas do cabelo, formando o sulfeto plumboso, que tem a cor preta. Sobre esse sal de cor preta afirma-se que I. o ânion presente é formado por um elemento localizado na família dos calcogênios, é tetravalente e que forma o ácido sulfuroso. II. o cátion apresenta raio atômico menor que o seu átomo de origem. III.apresenta maiores pontos de fusão e ebulição se comparado aos compostos moleculares. IV.o ânion contém subnível mais energético 3p4 e une-se ao alumínio formando um composto com fórmula semelhante ao Al 2 O3 . V. o cátion é formado por um elemento menos eletronegativo e de menor energia de ionização que o elemento Se. Estão corretas as afirmações:

(A) I, III e V. (B) II, III e V. (C) I, II e III. (D) II, IV e V. (E) II, III e IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para resolver o exercício deve-se julgar a veracidade das afirmações.

I)

Essa afirmação está errada, já que o ânion não forma o ácido sulfuroso, o ânion desse ácido é o classificado como sulfito (\(SO^{2-}_3\)).

II)

Essa afirmação está certa, visto que o cátion apresenta menos elétrons na sua camada de valência, por isso o seu raio atómico é menor que o átomo de origem.

III)

Essa afirmação está certa, já que uma das características dos sais é apresentar ponto de fusão e ebulição mais altos que os compostos moleculares devido a força da ligação iônica que une os íons dos sais.

IV)

Essa afirmação está errada, visto que a distribuição eletrônica do ânion \(S^{2-}\) apresenta subnível mais energético igual a \(3p^6\), já que apresenta dois elétrons a mais que o átomo de enxofre. Observe a distribuição eletrônica a seguir:


\[S_{16}=1s^2\ 2s^2\ 2p^6\ 3s^2\ 3p^4\]


\[S^{2-}_{18}=1s^2\ 2s^2\ 2p^6\ 3s^2\ 3p^6\]

V)

Essa afirmação está certa, visto que o cátion o \(Pb^{2+}\) é formado pelo chumbo (\(Pb\)) que é menos eletronegativo e tem menor energia de ionização que o selênio (\(Se\)).

Dessa forma, alternativa certa é a letra B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais