Buscar

Prova II fundamentos Filo do direito completa

Disciplina:

Fundamentos Filosóficos do Direito (16784)

Avaliação:

Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:457998) ( peso.:1,50)

Prova:

13589778

Nota da Prova:

7,00

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  

1. Segundo Wolkmer (2006, p. 38) "A reviravolta proporcionada pelo cristianismo ao afirmar que o bem maior não é o Estado, mas o homem dentro da sociedade, possibilita a edificação da concepção transcendental de dignidade das 'modernas declarações de direito'. Acerca do pensamento medieval, analise as afirmativas a seguir:

I- A Idade Média foi um longo período histórico marcado pela hegemonia do poder da Igreja, relações socioeconômicas feudais, na qual os valores culturais, ideológicos, políticos e filosóficos se assentaram nos valores cristãos e na centralização do poder eclesiástico.
II- A sociedade medieval é caracterizada por relações sociais e políticas não hierarquizadas, pela qual a doutrina cristã definia o eixo de controle da sociedade por meio de princípios norteadores da moral, ética, leis e fundamento das instituições políticas e jurídicas.
III- No período da Patrística (século II ao VI) Santo Agostinho é considerado grande conciliador entre a filosofia grega e o cristianismo. Em sua obra defende que as imperfeições e os erros humanos corromperam sua natureza divina e desvirtuaram sua justiça. Neste entendimento as leis humanas reguladoras das relações entre os homens devem ser inspiradas em leis divinas, pois a verdadeira justiça só será efetiva se alicerçada na prática da fé e no cristianismo. 
IV- Durante a Idade Média, não houveram questionamentos acerca da absoluta oposição entre a fé e a razão, pois entendia-se que o pensamento dogmático cristão não poderia estar subordinado à razão.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I e II estão corretas.
 b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas I e III estão corretas.
 d) As afirmativas II e IV estão corretas.

2. Platão é um dos filósofos gregos mais conhecidos da Grécia Antiga. Foi um dos seguidores de seu mestre Sócrates, e com sua famosa obra "A República" influenciou profundamente a filosofia política ocidental. Com relação ao pensamento platônico, analise as sentenças a seguir:

I- Após a morte de Sócrates, Platão se convence definitivamente que a direção política deveria possuir cunho filosófico, segundo ele, apenas o filósofo poderia ser governante, pois, a partir da verdadeira justiça, seria capaz de melhor conduzir a política. 
II- Segundo o pensamento platônico, o sentido de ética, enquanto pressuposto da ordem política e jurídica, se restringe a uma virtude, orientado para o bem comum. 
III- Segundo Platão, o Direito e a Justiça existem independente da convivência social na pólis, pois está vinculada ao ato de governar visando ao benefício geral da República. 
IV- Para Platão, a grandeza política da cidade está relacionada com o ideal de justiça, que seria o verdadeiro bem aplicado à convivência social. 

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.

3. Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão e fundador do Liceu, foi um pensador que se aproxima do que atualmente consideramos um cientista. Escreveu inúmeros temas, da botânica e matemática à ética e política. Após sua morte, durante toda Antiguidade e a Idade Média suas obras foram consideradas extremamente bem elaboradas e de grande sofisticação. Dentre suas obras, destaca-se na política a obra:
 a) Odisseia.
 b) A Política.
 c) A República
 d) A Farsa em Atenas.

4. Com o fim do século de Péricles, o pensamento filosófico grego entra em decadência. Nos séculos que se seguiram a Aristóteles, o grande celeiro da filosofia do direito grego foi Roma, seguindo um período batizado como helenismo, que ainda carregava em si a essência do período clássico, até quando entra em cena o cristianismo. Com a busca de construção de fundamentos filosóficos para o cristianismo, inaugura-se uma nova etapa em uma nova forma de organização social: o pensamento medieval. Acerca das características da etapa medieval, analise as sentenças a seguir:

I- A Idade Média é um longo período histórico marcado pela hegemonia do poder da Igreja, herdeira do legado filosófico da antiguidade, e relações socioeconômicas feudais. É uma etapa em que os valores culturais, ideológicos, políticos e filosóficos se assentam nos valores cristãos e pela centralização do poder eclesiástico.
II- Marcada por relações sociais estamentais - ordens/grupos sociais divididos e sem mobilidade - a sociedade medieval era um universo profundamente hierarquizado no qual a nobreza e o clero detinham o poder, restando aos servos a submissão aos senhores em troca de proteção e uso da terra para a sobrevivência.
III- A filosofia e o direito conseguem se distanciar, mantendo-se independentes da hegemonia do clero, sem se submeter ao controle da teologia cristã e da doutrina da Igreja.
IV- A doutrina cristã vai se definir como o eixo central da moral, ética, leis e fundamento das instituições políticas e jurídicas desta etapa. É das lições do cristianismo e dos fundamentos bíblicos aliados à releitura da tradição grega e romana que serão elaborados os preceitos de direito e justiça.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença III está correta.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.

5. Das inúmeras contribuições e reinvenções da filosofia grega pelos romanos no período Pós-clássico, destaca-se o Epicurismo e o Estoicismo. O Epicurismo tem sua origem no pensamento de Epicuro de Samos (341-270 a.C.) e o Estoicismo é fundado por Zenão de Citium (333- 234 a.C.). Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Estoicismo.
II- Epicurismo.

(    ) A noção de justiça não nasce de um acordo, é entendida como uma virtude que orienta a razão anterior às leis escritas. 
(    ) A noção de justiça se funda na compreensão de que ser justo é agir conforme o bem do outro.
(    ) Assenta-se no Direito Natural, entendido como uma razão universal que se aproxima da moral, sendo o Direito justo e válido para todos.
(    ) Assenta-se na busca pelo prazer, entendido como ausência de sofrimento e perturbação da alma.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) II - I - II - I.
 b) I - II - II - I.
 c) I - II - I - II.
 d) II - I - I - II.

6. A Idade Média foi um longo período histórico da Europa entre os séculos V e XV, que se inicia com as invasões bárbaras sobre o Império Romano, colimando em sua desintegração e termina durante a transição para o novo processo civilizatório, a Idade Moderna. Caracteriza-se por uma economia rural, enfraquecimento comercial, sistema de produção feudal e marcada por relações estamentais. Com relação ao pensamento medieval, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Durante a Idade Média, não houve questionamentos acerca da absoluta oposição entre a fé e a razão, pois entendia-se que o pensamento dogmático cristão não poderia estar subordinado à razão.
 b) A filosofia e o direito conseguem se distanciar, mantendo-se independentes da hegemonia do clero, sem se submeter ao controle da teologia cristã e da doutrina da Igreja.
 c) A sociedade medieval é caracterizada por relações sociais e políticas não hierarquizadas, pela qual a doutrina cristã definia o eixo de controle da sociedade por meio de princípios norteadores da moral, ética, leis e fundamento das instituições políticas e jurídicas.
 d) No período medieval, o bem maior não é mais o Estado, mas, sim, o homem dentro da sociedade, que deve seguir os valores culturais, ideológicos, políticos e filosóficos, vinculados pela centralização do poder eclesiástico e do cristianismo.

7. Dentre a grande produção científica de Aristóteles, houve uma acentuada preocupação com o que atualmente chamamos ciências naturais. Sua concepção de "natureza" está presente em suas pesquisas e observações, chegando alguns autores a falar no "naturalismo" aristotélico. Sobre o significado de natureza, do ponto de vista aristotélico e filosófico, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O convívio pacifico entre homem, fauna e flora.
 b) A integração e inteiração do homem com elementos da flora para confecção de curas através das plantas.
 c) Um sistema possível que compreende a natureza como um meio de facilitar os anseios materiais dos conviventes da polis.
 d) Um sistema de capacidades e forças evolutivas para um fim próprio, que, para seu desenvolvimento, apropria-se das condições favoráveis oferecidas materialmente.

8. Ao final da Idade Média, a cristandade europeia rompe com o cristianismo católico e pouco a pouco ocorre uma polarização entre o protestantismo e o catolicismo. A Reforma Protestante, que possuem como expressão Martinho Lutero e João Calvino, abre as portas para as grandes questões jurídicas que serão tratadas pelo pensamento moderno. Acerca dos desdobramentos da Reforma Protestante, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O Renascimento é a resposta da Igreja Católica ao humanismo apregoado pelos protestantes.
 b) A Reforma Protestante contribuiu para o rompimento com a visão teológica da filosofia do direito.
 c) O rompimento com a visão unitária cristã desdobra-se para o campo da política, surgindo os modernos Estados laicos.
 d) Ao final da Idade Média, os católicos e protestantes mantêm o debate filosófico e jurídico limitado pela teologia cristã.

9. O estudo da Filosofia do Direito pressupõe necessariamente compreender a história da Filosofia do Direito, uma vez que possibilita aprofundar e relacionar as distintas ideias e teorias elaboradas acerca dos conceitos de direito e justiça. Neste sentido, retomar a história da Filosofia do Direito é partir do longínquo passado e chegar até a modernidade, assumindo o esforço de compreender a relação entre direito, moral, história, política pela via da Filosofia. Acerca do processo histórico de construção do pensamento filosófico ocidental, analise as sentenças a seguir:

I- O pensamento jurídico helênico, tal como ficou conhecido na modernidade, já era contemplado por Aristóteles desde os seus primeiros ensaios, perpetuando-se através dos filósofos gregos, que viabilizaram a base teórica da filosofia clássica em colisão com o pensamento jurídico da polis grega. 
II- O pensamento jurídico hegemônico foi elaborado como uma espécie de "engenharia" social e política, relativamente bem-sucedido, na Modernidade, a partir de uma soma de fatores e elementos que possibilitaram a edificação de um projeto jurídico cientificista e técnico de matriz eurocêntrica.
III- O eurocentrismo é uma concepção segundo a qual o espírito europeu é uma verdade absoluta e carrega em si um todo intelectual da humanidade.
IV- A Modernidade, vista pela perspectiva eurocêntrica, tem como antecedente a Idade Antiga e preparatória a Idade Média e, desde aí, a Europa adquire lugar privilegiado e acumulador da construção do conhecimento.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.

10. Aristóteles (384 - 322 a.C.) representa o grande apogeu do pensamento grego, sobretudo para a Filosofia do Direito. Mais prudente que seu mestre Platão, Aristóteles não assume uma postura visionária no sentido de propor um modelo ideal de governo e de justiça, entretanto, suas considerações na obra "Ética a Nicômacos" expressa importantes e fundamentais concepções acerca do direito. Acerca do conceito aristotélico de justiçam, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A justiça é sempre universal e jamais particular, uma vez que o interesse geral deve se sobrepor ao individual.
 b) Diferentemente do pensamento moderno, para Aristóteles a lei deve ser produzida desde um princípio ético diretamente relacionado à justiça.
 c) A caridade é a melhor das justiças.
 d) A justiça não é uma virtude, mas sim um princípio ético.

Prova finalizada com 7 acertos e 3 questões

💡 3 Respostas

User badge image

Ítalo Anjos

Onrigado

2
Dislike0
User badge image

eduardaflores085

Obrigada
0
Dislike0
User badge image

Flor de Lóttus

Anjo♥️♥️♥️
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais