Buscar

Apol 2 Hidrogeografia, questão dois?

“Entre as questões ambientais mais polêmicas se destaca a gestão da água doce, um bem vital para todos os seres vivos e um dos principais recursos para o desenvolvimento dos países. Entretanto, esse bem é escasso ou está em grande estado de degradação em muitas regiões do planeta, até mesmo no Brasil, onde sua regulamentação começou no início da década de 1930, baseada num modelo centralizado e sob forte influência do setor de energia elétrica”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Jésus de Lisboa; BARBIERI, José Carlos. Gerenciamento de recursos hídricos no Brasil e no Estado de São Paulo: um novo modelo de política pública. Cadernos EBAPE. BR, v. 2, n. 3, p. 01-21, 2004. p. 1 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre a gestão de recursos hídricos, assinale a alternativa correta:

  A

A regulamentação dos recursos hídricos começou a ter maior visibilidade no Brasil na década de 1960.

  B

A questão da energia elétrica passou a ser um assunto relevante na gestão das águas a partir de 1990, quando houve o crescimento da urbanização no Brasil.

  C

A década de 1930 foi um período de crescimento populacional e industrial em países da América do Norte. No Brasil, esse tipo de dinâmica ocorreu após a década de 1980.

  D

Apesar de o crescimento populacional e industrial no Brasil, a demanda por água não mudou.

  E

Na década de 1930, com o crescimento industrial e populacional no Brasil, a demanda de água mudou, sendo necessária também para abastecimento da população e geração de energia.

💡 3 Respostas

User badge image

Tamires Lima Sandim

É a letra E
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar cada uma das alternativas:

a) Incorreta. Segundo o texto presente no enunciado, a regulamentação de recursos hídricos no Brasil começou na década de 1930.

b) Incorreta. Na década de 1990 o país já havia se industrializado e já consumia grandes quantidade de energia, não tendo a questão da energia elétrica surgido nesse período.

c) Incorreta. A década de 1930 foi marcada pela Grande Depressão, que atingiu fortemente os países industrializados do norte, principalmente os EUA e o Canadá. Além disso, o Brasil experimentou forte crescimento populacional e industrial a partir da década de 1940, principalmente na década de 1970, e não somente após a década de 1980.

d) Incorreta. A demanda por água no Brasil cresceu junto com a expansão industrial e o aumento da população.

e) Correta.

Logo, a resposta correta é a alternativa e).

1
Dislike0
User badge image

Thiago Alves

LETRA E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais