Buscar

Prova Univesp - HST?

Pergunta 11.6 pts

Assinale a alternativa correta:

  A cipa é constituída apenas por representantes dos trabalhadores.
  A cipa é constituída por representantes dos empregadores e dos empregados, sendo estes eleitos.
  A cipa é constituída apenas por representantes dos empregadores.
  A cipa é obrigatória em todas empresas.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 21.6 pts

Assinale a alternativa correta:

  As empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas e órgãos da administração direta que não admitam trabalhadores como empregados não necessitam constituir CIPA.
  A CIPA será composta, exclusivamente, de representantes dos empregados, de acordo com o Quadro I da NR 5.
  A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
  Apenas os representantes titulares dos empregadores, serão por eles designados.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 31.7 pts

Assinale a alternativa correta:

  É vedada a dispensa por justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA, desde o registro da candidatura até um ano após o final do mandato.
  Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I da NR 5, a empresa estará dispensada de constituir a CIPA, bem como de cumprir as atribuições da CIPA e as NR’s.
  O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, não sendo permitida reeleição.
  O empregador designará entre seus representantes o presidente da CIPA.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 41.7 pts

Assinale a alternativa incorreta:

  A documentação referente ao processo eleitoral da CIPA deve ser encaminhada às antigas DRT’s, Delegacias Regionais do Trabalho do ex-Ministério do Trabalho.
  A CIPA não pode ter seu número de representantes reduzido, bem como não pode ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, ainda que haja redução do número de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.
  Os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.
  A CIPA tem como uma de suas principais atribuições identificar os riscos nos locais de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e assessoria dos SEESMT’s onde houver.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 51.7 pts

Assinale a alternativa incorreta:

  A CIPA não pode divulgar e promover o cumprimento de convenções coletivas de trabalho relativas à segurança e saúde no trabalho.
  É atribuição da CIPA realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
  É atribuição da CIPA realizar, a cada reunião, avaliação das metas fixadas no plano de trabalho e discutir as situações de risco identificadas.
  É atribuição da CIPA participar, com os SEESMT’s, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 61.7 pts

Assinale a alternativa incorreta:

  É atribuição da CIPA participar, conjuntamente, com os SEESMT's, onde houver, ou com o empregador da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados.
  É atribuição da CIPA promover, anualmente, em conjunto com os SEESMT's, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, SIPAT.
  Não é atribuição da CIPA elaborar plano de trabalho possibilitando a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
  É atribuição da CIPA identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação dos trabalhadores e assessoria dos SEESMT's.

💡 1 Resposta

User badge image

Priscila Fernandes

NAO

+

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais