Buscar

Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis Discursiva 1 G1

Enunciado:

O processo de análise de balanço é representado pelas técnicas utilizadas pelo analista ou usuário das informações contábeis para desenvolver os indicadores que servem de base para tomada de decisões. A análise de quocientes contábeis, mostra a importância da análise de balanço como ferramenta gerencial, no processo decisório. A busca de informações destacadas das Demonstrações Financeiras da Empresa para firmar um melhor grau de segurança na contratação de bens e serviços é um desafios do Estado quando da contratação de empresas privadas por meio das licitações públicas.  Um dos pontos decisivos dos editais oferecidos aos concorrentes é a qualificação econômico-financeira. Mesmo com a disposição de um vasto ferramental que possa ser construído através de inúmeros indicadores, em concorrências públicas para contratação de empresas, normalmente é adotado e já firmado no regramento, a exigência de alguns índices.

A qualificação econômico-financeira é exigida na fase de habilitação dos licitantes e tem como objetivo principal verificar a documentação e os requisitos mínimos necessários daqueles que manifestam interesse em participar do procedimento licitatório com o propósito de avaliar a possibilidade de cumprimento do contrato. A qualificação econômico-financeira será exigida conforme previsto na Lei nº 8.666/93.

Pergunta: A avaliação da capacidade econômico-financeira conforme previsto na Lei 8.666/93 é suficiente para assegurar a execução integral do contrato?  Que outros indicadores econômico-financeiros poderiam ser exigidos para prevenir, ou seja, minimizar o risco da não conclusão do objeto da obrigação contratada?

💡 1 Resposta

User badge image

Anna Schacht

Resposta

Na Administração Pública, a licitação é obrigatória em razão do princípio da indisponibilidade do interesse público e do princípio constitucional da obrigatoriedade de adoção do procedimento licitatório. A Lei nº 8.666/93 propõe uma série de medidas que podem ser adotadas pela Administração, no planejamento da contratação pública, na intenção de resguardar o regular andamento da sua fase externa bem como a boa e correta execução do futuro contrato.

Os índices econômicos indicados na Lei 8.666/93, notadamente no artigo 31, §§ 1º e 5º, destinam-se exclusivamente à seleção dos licitantes com capacidade econômico-financeira suficiente a assegurar a execução integral do contrato. O objetivo, portanto, é prevenir a Administração Pública para que empresas aventureiras e sem quaisquer responsabilidades ou respaldo financeiro, pudessem vir a participar e vencer o certame e, durante a execução da obrigação contratada, não apresentassem capacidade para concluir o objeto da obrigação.

Por óbvio, a avaliação da capacidade de cumprimento das obrigações não pode restringir-se tão somente à análise de índices; a aferição da capacidade de uma empresa deve permear outros fatores que, estes sim, impactam diretamente na capacidade de adimplir suas obrigações (econômico-financeira e técnica): sua estrutura; pessoal; contratos anteriores (atestados de capacidade técnica); demonstração de resultados; capital social, patrimônio líquido; etc. Estas sim, mediante o uso do conjunto de “ferramentas” colocadas à disposição pelos artigos 30 (qualificação técnica) e 31 (qualificação econômico-financeira), seria medida eficaz para aferição da real capacidade da empresa na assunção de obrigações compatíveis com sua verdadeira estrutura e capacidade operacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais