Buscar

Discursiva 2 G1 - Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis

💡 3 Respostas

User badge image

Anna Schacht

O propósito da análise vertical é mostrar a participação relativa de cada conta ou grupo de contas de uma demonstração financeira em relação a determinado total. Calcula-se o percentual de cada conta em relação a um valor-base. A análise vertical, tomada num período isolado, permite que se compare o percentual de determinado item com o seu correspondente de outra empresa, naquele mesmo período, de mesmo ramo de atividade, podendo ser analisado em relação a um padrão determinado.

O propósito da análise horizontal é permitir o exame da evolução histórica de uma série de valores em relação a um período base. Baseia-se na evolução de cada conta de uma série de demonstrações financeiras em relação à demonstração anterior e/ou em relação a uma demonstração financeira básica, geralmente a mais antiga da série.

Os índices de estrutura são aqueles que relacionam a composição de capitais (próprios e de terceiros) que medem os níveis de imobilização de recursos e que buscam diversas relações na estrutura da dívida da empresa. De certa forma, estes índices estão ligados às decisões financeiras de financiamento e investimento.

Os índices de liquidez visam fornecer um indicador da capacidade da empresa de pagar suas dívidas a partir da comparação entre os direitos realizáveis (a curto e longo prazo) e as exigibilidades (também de curto e longo prazo). Uma empresa com bons índices de liquidez tem condições de ter boa capacidade de pagar suas dívidas.

Os indicadores de rentabilidade servem para evidenciar a rentabilidade dos instrumentos feitos na empresa, e são obtidos pelo confronto dos elementos que compõem a Demonstração do Resultado do Exercício com os elementos do Balanço Patrimonial. Os indicadores de Retorno nos possibilitam avaliar se os investimentos estão propiciando o rendimento esperado.

2
Dislike0
User badge image

Anna Schacht

Enunciado:

A informação financeira tem sua importância no processo decisório através da organização da informação e indicadores fornecidos pelas técnicas de análise, ou seja:

1º) Decomposição dos fenômenos patrimoniais em seus elementos mais simples e irredutíveis;

2º) Análise por Coeficientes ou Análise Vertical;

3º) Análise por Quocientes;

4º) Análise por Índices ou Análise Horizontal;

5º) Análise através de Padrões.

Questão norteadora:

O processo de análise é abordado através da análise vertical e horizontal, indicadores da estrutura de capitais (quocientes), indicadores da capacidade de pagamento (indicadores de liquidez), indicadores de rentabilidade, abordando os resultados e inter-relações, análise da empresa através dos ciclos, abordando os prazos operacionais e ciclo financeiro, estudo do capital de giro com reestruturação do Balanço Patrimonial e análise comparativa estabelecendo padrões para comparação.

A análise de balanço visa obter informações financeiras e econômicas por parte do usuário, tendo como objetivo a tomada de decisão. As demonstrações financeiras oferecem inúmeros dados sobre a empresa e suas operações, orientadas segundo as regras contábeis. A análise de balanços transforma esses dados em informações gerenciais.

Pergunta: De acordo com o descrito acima descreva de forma resumida o que indica cada técnica do processo de analise e qual sua Importância?  Quem são os usuários destas informações?  O gestor está preparado para usar a informação?

0
Dislike0
User badge image

Criss Garcia

Colega você atingiu o objetivo da questão com essa resposta. Desde já agradeço retorno.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais